Home Economia Consumo de café recua no Brasil e tendência é de novos aumentos nos preços

Consumo de café recua no Brasil e tendência é de novos aumentos nos preços

22 de maio de 2025, 23h17 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O consumo de café no Brasil caiu quase 16% em abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. A retração está diretamente relacionada ao forte aumento nos preços da bebida, que já acumula uma alta de mais de 80% nos últimos 12 meses.

Entre janeiro e abril, as vendas no varejo – que representam a maior parte do consumo interno – registraram queda de pouco mais de 5%, com 4,75 milhões de sacas comercializadas, contra 5,01 milhões no mesmo intervalo do ano passado.

Entre os fatores que explicam a elevação nos preços estão problemas climáticos em áreas produtoras, o aumento da demanda internacional e a entrada de novos mercados consumidores, como a China. A combinação desses elementos tem pressionado os custos e afetado diretamente o poder de compra dos brasileiros.

A expectativa é de que os preços continuem subindo. A produção em Minas Gerais, estado líder na cafeicultura, deve sofrer redução de mais de 7% neste ano, o que deve afetar ainda mais a oferta do produto no país.

O cenário preocupa especialistas do setor, que temem impactos prolongados tanto no hábito de consumo da população quanto na sustentabilidade da cadeia produtiva em regiões dependentes da atividade cafeeira.

Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário