Home Internacional Coreia do Sul se prepara para votação histórica sobre impeachment presidencial

Coreia do Sul se prepara para votação histórica sobre impeachment presidencial Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol decretou lei marcial no país, mas após pressão do Parlamento e da população, recuou.

5 de dezembro de 2024, 16h25 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A votação do pedido de impeachment do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, acontecerá neste sábado (7/12), segundo anúncio feito pela oposição nesta quinta-feira (5/12). O processo foi aberto após Yoon ter decretado lei marcial pela primeira vez desde a democratização do país em 1987 e, após pressão do Parlamento e da população, recuar.

A lei marcial substitui a legislação normal por leis militares, amplia o poder do Executivo, fecha o Parlamento e limita o acesso aos direitos civis.

Apesar do decreto presidencial ter sido emitido, a reação dos parlamentares e dos cidadãos sul-coreanos foi tão intensa que, em poucas horas, o presidente teve que revogá-lo.

No entanto, nenhuma pressão parece afetar a decisão do presidente Yoon Suk Yeol, que é ex-procurador responsável por apurar os escândalos de corrupção que derrubaram a presidente Park Geun-hye (2013-2017).

A oposição se mostra confiante da aprovação do pedido de impeachment, visto que há apoio mesmo dentro do partido do presidente, o Poder Popular.

O Partido do Poder Popular buscou ao máximo se distanciar da medida e está dividido em meio à crise gerada por Yoon. Alguns parlamentares disseram que apoiariam o impeachment, mas o partido em si disse que se oporia.

Choo Kyung-ho, líder da bancada parlamentar da sigla, disse que trabalhará para derrubar o pedido e afirmou que isso não significa “defender a lei marcial inconstitucional do presidente”.

Não se sabe qual será o resultado da votação deste sábado, mas a oposição tem quase dois terços dos assentos na Assembleia. No entanto, para aprovar o impeachment é necesário que pelo menos oito dos 108 parlamentares do partido governista votem.

Com informações do Metrópoles.
Foto: Kim Hong-Ji – Pool/Getty Images.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário