“Até a primeira quinzena de abril, entre o dia 10 e o dia 15, a gente eventualmente pode ter um pico de transmissão do coronavírus”. A previsão é do secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, em entrevista ao G1 nessa semana.
Ele reforçou que, apesar de se tratar de uma estimativa, é importante que a população se mantenha em casa.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que a tendência é mesmo de crescimento. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (26), Minas Gerais tem 153 casos confirmados do Covid-19. E mais de 17.400 casos suspeitos da doença. Nesta quarta-feira (25), eram 133 confirmados e pouco mais de 14.200 suspeitos.
O secretário adjunto explicou que, como Minas Gerais já tem transmissão comunitária, qualquer paciente que apresenta sintomas respiratórios já é considerado caso suspeito. Mas nem todos fazem o exame para a confirmação da doença.
“Só vão ser submetidos a exames pacientes com quadro grave, como dificuldade respiratória”, falou.
Dos casos confirmados, 83,7% são pessoas entre 20 e 59 anos. A maioria, 58,8%, são homens. Quinze porcento dos infectados são idosos.
A preocupação das autoridades de saúde, segundo o secretário adjunto, é que os jovens e adultos entre 20 e 59 anos sejam vetores de transmissão do vírus para os idosos.
“Por isso é tão importante o isolamento social. (…) Cada um tem que fazer a sua parte. Nós estamos fazendo a nossa. Pedimos à população que faça também “, afirmou.
Fonte/Créditos: G1
Foto: Mateus Parreiras/EM/D.A Press