O Presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) discursou na Cúpula do Clima na manhã desta terça-feira (22) e pontuou que a eliminação do desmatamento ilegal e a redução da emissão de carbono na atmosfera serão as principais metas ambientais do país para os próximos anos.
“À luz de nossas responsabilidades comuns, porém diferenciadas, continuamos a colaborar com os esforços mundiais contra a mudança do clima. Somos um dos poucos países em desenvolvimento a adotar e a refirmar a NDC transversal e abrangente, com metas absolutas de redução de emissões, inclusive para 2025, de 37%, e de 40% até 2030”, afirmou o presidente na cúpula.
Ao discursar por vídeo, de Cúpula organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Chefe do Executivo do Brasil pediu “justa remuneração” por “serviços ambientais” prestados pelos biomas brasileiros ao planeta.
Entre outros pontos, Bolsonaro disse no discurso que o Brasil se compromete a:
- zerar até 2030 o desmatamento ilegal;
- reduzir as emissões de gases;
- buscar ‘neutralidade climática’ até 2050, antecipando em dez anos;
- ‘fortalecer’ os órgãos ambientais, ‘duplicando’ recursos para fiscalização.
Foram convidados 40 países para o encontro. A cúpula antecede a 26ª Conferência sobre o Clima, a Cop26, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. Um dos principais objetivos é impedir a elevação da temperatura média do planeta acima de 1,5 grau neste século.
Bolsonaro buscou uma aproximação com o presidente dos EUA, Joe Biden, que não assistiu ao discurso dele, pois precisou se ausentar do evento minutos antes.
Presença do ministro Salles
Bolsonaro participou da cúpula acompanhado de alguns ministros, entre os quais o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, alvo de críticas de ambientalistas e de diversos setores da sociedade.
Presidente do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão não participou. Questionado sobre o assunto em uma entrevista, Mourão respondeu: “Se o presidente julgasse necessária a minha contribuição ele teria pedido, acho que ele não julgou necessário.”
Nesta quarta (21), véspera da cúpula, um grupo formado por dezenas de empresários se reuniu por videoconferência com Ricardo Salles para discutir a pauta ambiental do governo.
Veja na íntegra o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos:
Com G1
Foto Reprodução