Home Belo Horizonte Damião nega conflito com Juliano Lopes, que assume PBH durante viagem do prefeito ao Peru

Damião nega conflito com Juliano Lopes, que assume PBH durante viagem do prefeito ao Peru O chefe do Executivo municipal e o presidente da CMBH trocaram provocações em janeiro, durante a cerimônia de posse de Fuad Noman.

3 de abril de 2025, 18h30 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), afastou qualquer possibilidade de uma relação negativa entre o Executivo Municipal e a Câmara Municipal, bem como com o presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos). Empossado nesta quinta-feira (3), Damião minimizou especulações sobre uma possível tensão entre o Legislativo e o Executivo da capital mineira.

“Compreendo as especulações, mas vocês verão que não há nenhuma animosidade entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. O prefeito é eleito para cuidar das pessoas, e o vereador também. Vamos trabalhar juntos para atender à população”, afirmou o prefeito.

Damião também informou que participará de um evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre parcerias público-privadas no Peru, na próxima semana. Durante sua viagem, Lopes assumirá interinamente a prefeitura de Belo Horizonte.

“Na próxima semana, estarei no Peru para palestrar sobre as parcerias público-privadas em BH, que são reconhecidas internacionalmente. Já avisei ao Juliano: você será o prefeito na próxima semana. Vai assumir a prefeitura e é assim que tem que ser. Não há espaço para animosidade. Nossa base estará forte e vocês vão perceber isso”, destacou Damião.

Durante a cerimônia de posse de Damião, Juliano Lopes desejou sucesso ao novo prefeito e prometeu o apoio da Câmara Municipal à administração da Prefeitura.

“Desejo muita sabedoria e tranquilidade para Damião e os novos secretários. Pode ter certeza de que os vereadores contribuirão muito para que você tenha uma gestão de sucesso”, afirmou Lopes, presidente da CMBH.

Tensão entre a PBH e a Câmara
Em novembro, dez dias após sua eleição, Fuad Noman (PSD) recebeu os novos vereadores na sede da PBH e afirmou que não interferiria na eleição da mesa diretora da Câmara. No entanto, essa promessa de neutralidade não foi cumprida, como destacou Juliano Lopes, ao assumir a presidência da CMBH.

“Houve um acordo com o prefeito durante aquele encontro na Prefeitura, onde ele se comprometeu a ser neutro. Fomos surpreendidos pela candidatura de Bruno Miranda (PDT) em 23 de dezembro. Depois disso, Fuad exonerou o secretário de Governo e nomeou Álvaro Damião (vice-prefeito), que começou a atuar nos bastidores, oferecendo tudo e mais um pouco”, comentou Lopes na ocasião.

Em janeiro deste ano, após vencer a disputa pela presidência da CMBH, Lopes também fez declarações sobre Fuad Noman, que estava afastado por motivos de saúde. “Atendi ao prefeito Fuad Noman assim que saiu o resultado. Desejo sua recuperação. Tenho respeito por ele, porque tem a mesma idade do meu pai, 77 anos. Espero que se recupere logo e volte a assumir a prefeitura. Deixem ele trabalhar e afastem a Prefeitura do ‘pateta maior’, que é o vice-prefeito Álvaro Damião”, afirmou Lopes em sua primeira entrevista após a eleição para a presidência da Câmara.

Com informações do Hoje em Dia.
Foto: Valéria Marques/ Hoje em Dia.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário