Apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), realizam ato pró-governo neste domingo (17), na Esplanada dos Ministérios. O evento reuniu manifestantes sem máscaras, cartazes em defesa ao governo federal e até uma carreata, que gerou trânsito no caminho ao Palácio do Planalto.
Devido ao engarrafamento, os participantes do ato pararam os carros nos estacionamentos dos ministérios e seguiram a pé até a Praça dos Três Poderes. O protesto gerou, mais uma vez, aglomeração em meio à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com dados da Polícia Militar, havia aproximadamente 20 mil manifestantes no ato. A PM, entretanto, não revelou qual o método de contagem utilizou para chegar a esse número. De acordo com as imagens transmitidas pelas televisões, os apoiadores sequer ocuparam toda a Praça dos Três Poderes.
O presidente Jair Bolsonaro prestigiou a manifestação em frente ao Palácio do Planalto favorável a seu governo, em Brasília. Ao lado de alguns de seus ministros, Bolsonaro elogiou o fato de não haver faixas antidemocráticas, como as que se viam em atos anteriores, contra o STF (Supremo Tribunal Federal) ou pedindo o fechamento do Congresso Nacional.
Diferentemente das outras ocasiões, e após a abertura de processos para apurar atos contra a democracia, manifestantes carregaram menos faixas pedindo intervenção militar, nem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. Vestidos com blusas verde-amarelo e bandeiras do Brasil, eles pedem aos adversários para deixar o governo Bolsonaro “em paz”.
“Não há nenhuma faixa, nenhuma bandeira que atente contra a Constituição e contra o estado democrático brasileiro. Estão de parabéns, tenho certeza”, disse Bolsonaro.
Após assistir aos gritos de mito, buzinaços e música na porta do Planalto, Bolsonaro desceu a rampa para pegar uma criança que vestia farda do Exército no colo. Em seguida, aproximou-se mais dos apoiadores. Cumprimentou alguns e tirou fotos.
Horas antes de se posicionarem na porta do palácio, os manifestantes fizeram uma carreata que atravessou as ruas de Brasília.
Foto: Gustavo Maia
Com informações do R7 E Metrópoles.