Home Brasil Delegado da PF ganha estágio de luxo nos Estados Unidos

Delegado da PF ganha estágio de luxo nos Estados Unidos

1 de junho de 2022, 10h24 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Metrópoles

Diretor-geral da Polícia Federal nos tempos em que Sergio Moro era ministro da Justiça, o delegado Maurício Valeixo vai finalmente ganhar a temporada no exterior que lhe havia sido prometida.

Ao deixar a direção — a saída dele foi o estopim da crise que resultou na saída de Moro do primeiro escalão de Jair Bolsonaro –, Valeixo ouviu do governo a promessa de que ganharia uma posição na embaixada do Brasil em Lisboa.

A vaga, porém, nunca veio. O delegado acabou escanteado internamente. Foi alojado em funções burocráticas na sede da PF em Curitiba, sua cidade de origem.

Recentemente, Valeixo recebeu a notícia de que seria contemplado com um temporada em Washington, para um curso de dois anos no Colégio Interamericano de Defesa.

A instituição é a mesma na qual serão matriculados também Jean Coelho e Allan Rebello, os dois ex-diretores da Polícia Rodoviária Federal exonerados nesta terça-feira pelo governo.

Embora as demissões de Coelho e Rebello tenham chamado a atenção pela crise em curso na PRF, a corporação negou que a saída da dupla tenha relação com a morte de Genivaldo de Jesus Santos dentro de uma viatura e com a operação no Rio de Janeiro na qual morreram 23 pessoas.

Maurício Valeixo: curso de dois anos em Washington. | Foto: DENNIS FERREIRA NETO / ESTADÃO CONTEÚDO

Já Maurício Valeixo foi exonerado do posto mais importante da Polícia Federal em abril de 2020, na esteira de queixas de Jair Bolsonaro sobre a atuação da corporação — à época, o presidente queria que a PF atuasse mais alinhada aos interesses do governo.

Valeixo era homem de confiança de Sergio Moro. Antes de ser alçado à direção da Polícia Federal pelas mãos do ex-juiz, logo no início do governo, ele havia sido chefe da PF no Paraná no auge da Operação Lava Jato.

O delegado viajará para a capital americana nas próximas semanas.

Enquanto Valeixo vai, outro delegado importante da Lava Jato faz o caminho inverso. Márcio Adriano Anselmo, responsável pelas investigações que deram origem ao escândalo do petrolão, está voltando.

Márcio Anselmo foi para Washington justamente na época em que delegados ligados à operação estavam sendo defenestrados de postos de comando. Ele passou os últimos dois anos em Washington, no mesmo colégio do qual Valeixo será aluno — internamente, a posição na capital dos Estados Unidos passou a ser conhecida como um confortável “exílio” para os policiais que o governo quer ver longe.

Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário