Por G1
Aa músicas “YMCA”, do grupo Village People, e “My Way”, na versão do Frank Sinatra, embalaram a despedida do ex-presidente dos EUA Donald Trump da Casa Branca nesta quarta-feira (20).
“YMCA” foi a trilha sonora da caminhada de Trump e sua esposa, Melania, em direção ao avião presidencial Air Force One, que os levou de Maryland para a Flórida. Trump não vai participar da cerimônia de posse de Joe Biden nesta tarde.
A música já tocou em outros eventos de Trump, como comícios durante a campanha no ano passado.
Em outubro, vídeos em que o ex-presidente dançava ao som de “YMCA” viralizaram na internet e chamaram a atenção de Victor Willis, cantor principal do Village People. Na época, Willis chegou a pedir que o então presidente parasse de tocar a canção em seus eventos.
Já “My Way” tocou nos alto-falantes da base aérea de Maryland quando o avião decolou. A música fala sobre final de ciclo e de fazer as coisas do próprio jeito.
Último discurso
Ao deixar a Casa Branca, Trump falou rapidamente com repórteres que o aguardavam do lado de fora do edifício. Ele agradeceu, disse que foi uma honra ter sido presidente e se despediu, de acordo com jornalistas que estavam lá.
Os convidados do evento de despedida foram obrigados a chegar às 7h15 (horário local de Washington). Familiares de Donald Trump, como Ivanka Trump e Donald Trump Jr., aguardavam na pista. Havia uma ordem que proibia a presença de armas, munição, armas de brinquedo ou canetas de laser.
Trump, então, fez seu último discurso como presidente. Ele não mencionou o nome de Joe Biden.
No discurso, ele citou algumas das medidas que ele aprovou durante a sua gestão, como a nomeação de mais de 300 juízes e três ministros da Suprema Corte, o corte de impostos, a eliminação de regulamentações e índices de desemprego.
Ele afirmou que conseguiu bons números duas vezes, antes e depois da pandemia.
Ao se despedir, ele agradeceu os votos que recebeu, um recorde, em números absolutos, para um presidente incumbente.
Os apoiadores que estavam na pista fizeram um coro em que diziam “obrigado, Trump”. Ele, então, respondeu: “Sempre lutarei por vocês, eu estarei vendo, escutando. Nós amamos vocês, voltaremos de alguma forma”.
Suas últimas palavras foram as seguintes: “Tenham uma boa vida. Nós nos veremos em breve”.
O destino de Trump é seu resort de Mar-a-Lago, no estado da Flórida. É lá que ele vai passar seus últimos momentos como presidente.
Depois disso, o avião da presidência, o Air Force One, estará, então, a serviço de Joe Biden.
Com Agência
Foto: Alex Brandon/AP