Belo Horizonte está prestes a completar 123 anos. Mas muito se engana quem pensa que o aniversário é nesta terça-feira, 8 de dezembro, Dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, feriado municipal, ainda que o aniversário seja celebrado nesta data. A capital mineira foi fundada, na verdade, em 12 de dezembro, data que não é feriado.
Outro equívoco cometido é pensar que Imaculada Conceição é padroeira de Belo Horizonte. O papel pertence à Nossa Senhora da Boa Viagem, que tem data celebrada em 15 de agosto, quando também é feriado municipal.
De acordo com a professora Ivana Parrela, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o dia de Imaculada Conceição (8 de dezembro) e de Nossa Senhora da Boa Viagem (15 de agosto) são feriados municipais conforme definição do prefeito Souza de Lima, de 1967. A lei 9.093, de 1995, estabeleceu que os municípios podiam respeitar as tradições locais e manter um número que não deveria ser superior a quatro feriados.
“A dúvida sobre a data do aniversário da cidade e os feriados municipais é recorrente. Nós temos dois feriados municipais religiosos que criam essa confusão. O feriado de 15 de agosto e o feriado de 8 de dezembro”, analisa. Pela proximidade das datas, o aniversário da capital mineira é celebrado em 8 de dezembro.
Além das duas datas, BH possui outros dois feriados religiosos: Sexta-feira da Semana Santa e Corpus Christi.
17 de dezembro
Uma terceira data também tem relação com Belo Horizonte: 17 de dezembro, quando a cidade foi escolhida capital mineira, em 1893. “Para criar mais confusão ainda na nossa cabeça, se alguém olha aquela faixa prateada, abaixo do brasão, na bandeira de BH, ali está 17 de dezembro”, diz a professora.
Outra curiosidade: a avenida do Contorno também tem como nome oficial 17 de Dezembro.
Foto:Breno Pataro/ PBH