Home Política Diretor da CIA teria pedido para Bolsonaro parar de questionar eleição

Diretor da CIA teria pedido para Bolsonaro parar de questionar eleição Segundo agência internacional de notícias, William Burns teria feito sugestão a funcionários do governo brasileiro durante reunião em 2021

5 de maio de 2022, 16h35 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Metrópoles

O diretor do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) William Burns teria dito a integrantes do governo Jair Bolsonaro que o presidente deveria deixar de questionar a integridade das eleições no país. A informação foi dada por duas fontes à agência de notícias estrangeira Reuters.

O alerta foi feito em uma reunião em julho de 2021, de acordo com os relatos das fontes, que não quiseram ser identificadas.

Ainda não está claro onde a reunião ocorreu. No entanto, Burns esteve no Brasil em julho, em viagem não estava prevista em sua agenda oficial. Na ocasião, o diretor da CIA encontrou Bolsonaro, o ministro-chefe do Gabinete Institucional, o general Augusto Heleno, e o então diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

De acordo com a agência, Burns jantou com o generais Augusto Heleno e o Luiz Eduardo Ramos, ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência durante a mesma visita à Brasília, a quem o norte-americano disse que o processo democrático é sagrado, e que Bolsonaro não deveria se referir a ele publicamente como vinha fazendo.

A Reuters questionou a CIA e a Presidência da República sobre o assunto, que não responderam.

Bolsonaro tem feito constantes ataques ao sistema eleitoral do Brasil e ao voto eletrônico, sem apresentar provas. Ele defende o voto impresso, usado nas eleições norte-americanas.

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário