Por Metrópoles
O governador de São Paulo, João Doria, venceu, neste sábado (27/11), as prévias tucanas e deve ser o nome do partido para disputar a eleição presidencial em 2022.
“O PSDB sai desse processo muito maior do que entrou”, disse o presidente da sigla, Bruno Araújo, ao anunciar o ganhador.
A eleição foi marcada pelo tumulto devido à suspensão da votação que teve início no último domingo (21/11) e por uma disputa acirrada entre Doria e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A briga por votos contou com episódios de acusações mútuas.
Disputaram a vaga de candidato os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Ao todo, foram computados 29.360 votos.
Veja os percentuais de votos obtidos por cada candidato:
1. João Doria – 53,99%
2. Eduardo Leite – 44,66%
3. Arthur Virgílio – 1,35%
Após divulgar o resultado das prévias, Bruno Araújo fez elogios a Eduardo Leite. “O não vencedor é tão preparado para administrar o país quanto o vencedor. Os não vencedores são tão importantes para a unidade quanto o vencedor”, disse.
“Nessas prévias não há nenhum derrotado, nessas prévias todos são vitoriosos”, afirmou o tucano.
“O PSDB sai fortalecido dessas prévias. Nosso compromisso é com a democracia e o PSDB entende que a construção democrática começa dentro de casa, no partido.”
Doria ainda afirmou que Eduardo Leite e Arthur Virgílio são seus amigos de partido. “Estaremos unidos na construção do melhor projeto para o Brasil”, enfatizou o governador de SP.
Leite agradeceu os apoios que recebeu e desejou sorte a Doria. “As pessoas sofrem mais do que nós”, disse, tranquilizando o adversário e lembrando sua família.
“O que não quero é ser omisso, é saber que eu fiz a minha parte, que eu fiz o bom combate”, disse Leite. “Somos um grupo de um projeto e de uma visão de futuro”, declarou o gaúcho.
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles