Home Brasil Durante ausência de Lula, Rui Costa se reúne com governadores para discutir queimadas

Durante ausência de Lula, Rui Costa se reúne com governadores para discutir queimadas A reunião do governo federal com governadores foi anunciada em encontro dos Três Poderes para tratar das queimadas.

18 de setembro de 2024, 19h49 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se reunirá, nesta quinta-feira (19/9), com governadores para tratar do aumento das queimadas no país. O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), entretanto, não estará no encontro, já que cumprirá agenda no estado do Maranhão.

A reunião marcada para a tarde desta quinta, no Palácio do Planalto, reunirá os governadores do Pará, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Roraima. A reunião foi anunciada nessa terça-feira (18/9) em meio às medidas para conter o avanço das queimadas no país.

Também devem participar do encontro ministros e representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional e Relações Institucionais.

O grupo de governadores, que ajudará no diagnóstico das medidas, já estaria em Brasília para reunião convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. A reunião no Judiciário é voltada a debater as medidas que deverão ser tomadas em âmbito estadual para conter as queimadas.

Medidas emergenciais
Nessa terça-feira (17/9), o governo federal anunciou uma série de medidas para conter a emergência climática que avança pelo país, em razão do incremento no número de focos de incêndio e do avanço da seca pelo país

Entre os anúncios feitos em reunião com os Três Poderes, está a liberação de crédito extraordinário de R$ 514 milhões. O montante será distribuído em várias áreas do governo, mas que será remetido, prioritariamente, à área ambiental para o combate aos incêndios.

O governo ainda indicou medidas como a reestruturação da Defesa Civil Nacional, a elaboração de fundos para outros biomas e o endurecimento da legislação de combate a incêndios florestais.

Com informações do Metrópoles.
Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário