Home Internacional Eleições nos EUA: Trump supera 50% dos votos em Iowa e vence primeira prévia do partido

Eleições nos EUA: Trump supera 50% dos votos em Iowa e vence primeira prévia do partido Primeiro evento do calendário do sistema eleitoral dos EUA, apontou o ex-presidente americano com 50% dos votos, contra 21% de DeSantis e 19% de Nikki Hale.

16 de janeiro de 2024, 12h57 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu com 99% dos votos apurados, as primeiras prévias para a disputa pela Casa Branca, no estado de Iowa, conhecida como ‘caucus’, na noite dessa segunda-feira (15).

Iowa tem grande peso na campanha, pois se Trump não conseguisse a vitória que esperava, sua imagem de favorito incontestável poderia ser prejudicada pelo resto da corrida. Trump garantiu mais de 50% dos votos (20 delegados), contra 21% do governador da Flórida, Ron DeSantis (8 delegados), e 19% da ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley (7 delegados). Já em terceiro lugar, aparece o empresário Vivek Ramaswamy, com 7% dos votos (3 delegados).

A primeira prévia do partido Democrata, do qual o atual presidente dos EUA, Joe Biden, faz parte, será no dia 23 de janeiro em New Hampshire.

Às 19h00 locais (22h00 de Brasília), os eleitores começaram a se reunir em escolas, bibliotecas e quartéis de bombeiros deste estado do centro-oeste para os famosos “caucus” ou assembleias eleitorais.

Pela primeira vez desde sua fracassada tentativa de se reeleger em 2020, Trump – processado em quatro ações penais, que vão da apropriação de documentos secretos até a tentativa de anular sua derrota eleitoral de 2020 – enfrentou o veredicto dos eleitores.

O ex-presidente (2017-2021) tem uma ampla vantagem nas pesquisas de quase 50% das intenções de voto sobre seus principais adversários do partido. Isso o torno o favorito para disputar a presidência dos EUA contra o presidente democrata, Joe Biden, em novembro.

“Acredito que vamos ter uma grande noite”, disse Trump em um vídeo publicado nas redes sociais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por President Donald J. Trump (@realdonaldtrump)

Com informações da Rádio Itatiaia e AFP.
Foto: Divulgação/Casa Branca.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário