Por Metrópoles
Em jantar nessa quinta-feira (9/3), o presidente Lula convidou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para acompanhá-lo na viagem oficial que fará à China, no fim de março. Segundo relatos, Lira prometeu avaliar o convite.
O jantar aconteceu na casa do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta (PT), no Lago Norte, área nobre de Brasília. Outros ministros e integrantes do governo também participaram do encontro.
Além de Pimenta, compareceram ao jantar os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ambos do PT. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), também participou.
Como um bom gaúcho, Pimenta serviu churrasco aos convidados. Para beber, vinho e água. Segundo relatos dos presentes, foi um jantar de “aproximação” entre Lula e Lira, em que a maior parte das conversas teria sido sobre amenidades.
Entre outros temas, os dois falaram sobre futebol e eleições. Lula contou a Lira detalhes da campanha de 1989, quando perdeu para o alagoano Fernando Collor. Também ressaltou sua relação com o ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela (PSDB).
Ao longo das duas horas e meia de jantar, Lula mencionou ainda a relação que tem com o cantor Djavan, que também é alagoano, como o presidente da Câmara. O chefe do Executivo federal deixou a casa de Pimenta por volta das 22h30.
O encontro entre Lula e Lira aconteceu na mesma semana em que o presidente da Câmara fez um alerta de que o novo governo ainda não tem base aliada suficiente para aprovar sequer matérias de quórum simples na Casa e no Senado.
Foto: Igo Estrela/Metrópoles