Por Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse, nesta terça-feira (5/9), que os “militares se apoderaram do 7 de Setembro” e que o objetivo do governo este ano é oferecer uma comemoração para todos.
“O que aconteceu no Brasil foi que, como tivemos, durante 23 anos, um regime autoritário, a verdade é que os militares se apoderaram do 7 de Setembro. Deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo”, afirmou Lula.
“O 7 de Setembro é do militar, é do professor, é do dentista, do advogado, do vendedor de cachorro-quente, é do pequeno e médio empreendedor individual. É de todo mundo”, defendeu.
Veja a live na íntegra:
As declarações do mandatário ocorreram durante a live semanal nas redes sociais, o Conversa com o Presidente. No bate-papo, Lula reafirmou que a Independência é uma “festa importante”, pois é a data que o “Brasil conquistou a soberania diante do país colonizador”.
Confira o que abre e o que fecha no feriadão de 7 de Setembro no DF
O presidente brincou e considerou-se “fissurado” no Hino da Independência. ” Lembro que o Brizolla, quando estava vivo, o programa do PDT tocava o Hino da Independência. Eu acho muito bonito”, disse.
Lula espera um 7 de Setembro bom, realizado de forma pacífica e normal. “É o dia da gente comemorar nossa autonomia diante da coroa, acho que foi o grande feito”, declarou.
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles