Home Minas Gerais Em trapalhada do governo, Zema parabeniza reitor que ele não reconduziu

Em trapalhada do governo, Zema parabeniza reitor que ele não reconduziu Governador mudou escolha para o comando da Unimontes e nomeou primo de deputado estadual para ampliar base do governo na ALMG

5 de janeiro de 2023, 09h56 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por O Tempo

O governador Romeu Zema (Novo) mudou sua escolha para reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para conseguir apoio de um deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mostram áudio e mensagem enviados pelo governador e obtidos por O TEMPO.

Em nota (confira a íntegra no final do texto), o Palácio Tiradentes lamentou que mensagens privadas tenham sido usadas como forma de ataque e afirmou que o reitor nomeado por Zema “possui currículo impecável e inquestionável capacidade técnica para assumir o cargo”.

Conforme o Diário Oficial de Minas Gerais do último sábado (31), Zema escolheu o professor Wagner de Paulo Santiago para comandar a Unimontes pelos próximos quatro anos.

Com 34,28% dos votos, ele foi o segundo colocado na lista tríplice elaborada após eleição realizada pela comunidade acadêmica da universidade. Wagner é primo do deputado estadual Arlen de Paulo Santiago Filho (Avante).

O primeiro colocado na eleição foi o professor Antônio Alvimar, que era o reitor da universidade até o fim de 2022. Em áudio obtido pela reportagem, Zema parabeniza Alvimar, que obteve 50,07% dos votos, e diz que irá reconduzi-lo ao cargo.

Ouça o áudio:

“Professor Alvimar, boa tarde. Espero que tudo bem aí com o senhor. Estou aqui para comemorar a sua recondução ao cargo. Fico muito satisfeito e isso mostra claramente que estamos amadurecendo, que todos estão vendo os frutos do seu trabalho, do seu esforço. Continue contando com o nosso governo aqui, comigo. Estamos aqui para fazer tudo que estiver ao nosso alcance em prol da Unimontes. Parabéns”, disse Zema ao reitor.

Diante da nomeação de Wagner Santiago, o governador enviou uma segunda mensagem a Alvimar, essa em texto, em que diz que foi pego de surpresa pois não sabia que a discussão sobre a nomeação ainda estava aberta.

“A informação que eu tinha era que estava a situação estava definida (sic). Infelizmente, fui informado somente agora, tiveram de optar por este outro nome em prol da construção de uma base na Assembleia Legislativa. Estou aqui muito decepcionado com a situação e tb com as pessoas que conduziram o processo sem me posicionar”, escreveu Zema na mensagem.

O governador pediu desculpas. “Lamento muito o mal entendido e fica aqui o meu sincero pedido de desculpas pela má condução do processo, em que faltou a boa comunicação”, continuou Zema.

Tanto o áudio como a mensagem foram enviados à reportagem por uma fonte, que pediu anonimato. A O TEMPO, o professor Antônio Alvimar, destinatário original de Zema, confirmou o recebimento das mensagens do governador e também o conteúdo delas.

“O que nós achamos aqui, o que toda a comunidade (acadêmica) ficou horrorizada, é que a gente aguardava a nossa nomeação. Tanto que o trabalho que a universidade fez, a confiança que a gente tinha no governador, a palavra dos deputados que a gente tem aqui na região que pediram, o apoio da sociedade, isso fez com que a gente ficasse tranquilo”, disse o agora ex-reitor sobre o episódio.

“A gente não foi buscar outros mecanismos nem outros meios para poder interferir nessa nomeação. Infelizmente, nós fomos surpreendidos por outra barganha. Não sei o que aconteceu no meio do caminho”, continuou Alvimar.

Palácio Tiradentes: nomeado tem capacidade para exercer o cargo

Na nota enviada a O TEMPO, o governo Zema afirmou que Wagner Santiago é professor titular da Unimontes há 28 anos, possui currículo impecável e inquestionável capacidade técnica para assumir o posto.

“Importante ressaltar que as listas tríplices servem de norte para os governadores, mas a ordem dos candidatos não é determinante para a conclusão do processo. Santiago, inclusive, ficou em primeiro lugar no ranking em 2014, mas não foi o escolhido pelo então governador”, diz o texto do governo.

“Por fim, o governador Romeu Zema reforça a opção por Santiago e lamenta que mensagens privadas que deveriam servir de conforto ao ex-reitor da instituição tenham sido usadas como forma de ataque”, conclui a nota.

Zema quer eleger aliado para presidência da ALMG

Depois de um primeiro mandato em que teve dificuldades com o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PSD), a prioridade do governo Zema nesse início de ano é eleger um aliado como presidente da Casa e também ter maioria sólida para conseguir aprovar projetos de lei.

Nos bastidores, deputados esperavam que Arlen Santiago votasse em Tadeu Martins Leite (MDB) para presidente do Legislativo. Com a nomeação do primo dele na Unimontes, a expectativa é que agora Arlen apoie o candidato do governo, Roberto Andrade (Patriota).

Os partidos da coligação de Zema elegeram 22 parlamentares. Para se tornar o próximo chefe do Legislativo, Andrade precisa dos votos da maioria dos colegas, ou seja, de 39 dos 77 deputados.

Em um vídeo publicado nas redes, Arlen Santiago agradeceu a Zema pela escolha e parabenizou Wagner Santiago e o vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha.

“(Eles) Vão implementar as mudanças necessárias para que o fim da Unimontes, que é a educação universitária, possa ser de ótima qualidade. […] Obrigado governador Zema por reconhecer a competência do professor Wagner para essa missão que tenho certeza vai trazer excelentes frutos para o nosso povo do Norte de Minas”, disse o deputado estadual.

Zema não era obrigado a nomear o primeiro colocado e poderia escolher qualquer um dos nomes constantes na lista tríplice. Em 2014, o agora reitor da Unimontes, Wagner Santiago, foi o primeiro colocado na eleição da comunidade acadêmica, mas o então governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, nomeou o segundo colocado.

Íntegra da mensagem de Zema enviada ao professor Alvimar

“Bom dia Alvimar.

Agora fui pego de surpresa. Sendo sincero eu não estava sabendo que essa discussão ainda estava aberta.

A informação que eu tinha era que estava a situação estava definida.

Infelizmente, fui informado somente agora, tiveram de optar por este outro nome em prol da construção de uma base na Assembleia Legislativa.

Estou aqui muito decepcionado com a situação e tb com as pessoas que conduziram o processo sem me posicionar.

Lamento muito o mal entendido e fica aqui o meu sincero pedido de desculpas pela má condução do processo, em que faltou a boa comunicação.

Att

Romeu Zema”

Íntegra do posicionamento do governo Zema

“Professor titular da Unimontes há 28 anos, o Reitor nomeado da instituição, Wagner Santiago, possui currículo impecável e inquestionável capacidade técnica para assumir o cargo.

Importante ressaltar que as listas tríplices servem de norte para os governadores, mas a ordem dos candidatos não é determinante para a conclusão do processo. Santiago, inclusive, ficou em primeiro lugar no ranking em 2014, mas não foi o escolhido pelo então governador.

Por fim, o governador Romeu Zema reforça a opção por Santiago e lamenta que mensagens privadas que deveriam servir de conforto ao ex-reitor da instituição tenham sido usadas como forma de ataque.”

Foto: Alex Sezko/Unimontes

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário