A Espanha anunciou a retirada “definitiva” de sua embaixadora na Argentina após o presidente do país, Javier Milei, ter se recusado a pedir desculpas por sua fala contra a esposa do primeiro-ministro Pedro Sánchez, Begoña Gómez, chamando-a de “corrupta”.
Na véspera, Madri já havia sinalizado que não descartava um rompimento da relação com Buenos Aires, antes de Sánchez afirmar que Milei não estava “à altura” dos laços entre Espanha e Argentina e exigir uma retratação. O ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, confirmou a decisão, que já havia sido precedida pelo chamado do embaixador para consultas.
“Anuncio que estamos retirando nossa embaixadora em Buenos Aires”, María Jesús Alonso Jiménez, que já havia sido chamada para consultas no domingo, e que “ela permanecerá definitivamente em Madri”, o que significa que “a Argentina continuará sem um embaixador”, disse Albares em uma entrevista coletiva após um conselho de ministros. O embaixador espanhol, que já estava em processo de retorno a Madri após o caso, permanecerá definitivamente na capital espanhola.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.