Home Brasil Essequibo: Maduro e presidente da Guiana se reúnem com mediação do Brasil

Essequibo: Maduro e presidente da Guiana se reúnem com mediação do Brasil

14 de dezembro de 2023, 18h01 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Irfaan Ali, da Guiana, realizam nesta quinta-feira (14) um encontro em São Vicente e Granadinas para discutir a disputa territorial sobre Essequibo.

O diálogo ocorre após um referendo venezuelano aprovar a anexação da região, aumentando a tensão na fronteira com o Brasil. O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, representa o Brasil como observador da reunião no Caribe.

Maduro, recebido pelo primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, chega à reunião com a “bandeira da paz e o mandato do povo venezuelano no alto”, como anunciou nas redes sociais. A expectativa é que a mediação brasileira defenda o diálogo e se posicione contra ações unilaterais que agravem a situação.

O encontro é considerado um primeiro passo para amenizar a crise, que escalou após o referendo venezuelano sobre Essequibo, área disputada há décadas. Irfaan Ali indicou que não pretende tratar do tema no encontro, enquanto Maduro defende o “direito legítimo” da Venezuela sobre o território.

O Brasil busca desempenhar um papel de observador neutro, apesar de não poder interferir nas decisões. A situação ganhou destaque internacional, levando a Casa Branca a buscar ajuda do governo brasileiro para acalmar as tensões entre Venezuela e Guiana.

A região de Essequibo, maior que a Inglaterra e o Ceará, é objeto de disputa há mais de um século, sendo reivindicada pela Venezuela, que alega direitos baseados em acordos internacionais. A Guiana, por sua vez, defende sua soberania com base em um laudo de 1899.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário