Por O Tempo
O professor e ex–ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, de 86 anos, está internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. Neste sábado (24/07), ele recebeu a visita do governador Romeu Zema.
Há alguns meses, Paolinelli fez uma cirurgia e colocou uma prótese no quadril. Após o procedimento, ele teve uma gripe muito forte, que levou à uma pneumonia, que afetou gravemente sua saúde e o deixou fragilizado. As medicações para o restabelecimento da cirurgia comprometeram os rins e também levaram a outras complicações do aparelho respiratório. Ele está há um mês hospitalizado. Uma fonte próxima ao ex-ministro afirma que o quadro atual é irreversível.
Engenheiro agrônomo e professor universitário, Alysson Paolinelli é apontado por muitos como um dos maiores nomes da agricultura brasileira e grande defensor da segurança alimentar mundial. Ele é um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola, contribuindo para que o Brasil se tornasse uma potência no setor.
Paolinelli idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da Epamig, da Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).
Nascido em 1936, Paolinelli é mineiro de Bambuí e formou se agronomia em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras.
Foto: Manoel Mario/Arquivo pessoal