Por Metrópoles
Bolsonaristas que manifestam pautas antidemocráticas em frente ao Quartel-General do Exército de Brasília comemoraram “apoio” das Forças Armadas nesta quinta-feira (5/1). Um vídeo gravado por um apoiador de Jair Bolsonaro (PL) no local mostra militares descarregando itens no QG. “O Exército está ajudando”, disse uma protestante.
Nas imagens, os militares das Forças Armadas estão na área ocupada por bolsonaristas, com um veículo oficial.
“O pessoal está dizendo que o Exército está mandando a gente embora, olha aí o pessoal chegando. E o Exército está ajudando”, disse uma mulher.
Outro homem reafirma o auxílio. “O Exército está com a gente, viu? Está ‘ajudando nós’ a montar tenda, barraca, carregar [inaudível] para ‘nós’”, afirma.
Forças de segurança já tentaram retirar os manifestantes do QG de Brasília, mas nenhuma ação teve continuidade. Na última delas, no fim de dezembro, a Polícia Militar informou que o próprio Exército decidiu suspender a desocupação.
“A coordenação da operação é do Exército. Tínhamos 500 policiais militares em condições, e o Exército desistiu da operação”, disse, à época, o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira.
Além das pautas antidemocráticas, os manifestantes vêm protagonizando cenas de violência no local. Somente nos últimos dias, os bolsonaristas deram socos em um homem apontado como infiltrado, agrediram uma equipe de reportagem da TV Al Jazeera, do Catar, e da CNN de Portugal, cercaram e deram um tapa na cara de um homem que filmava o ato, hostilizaram agentes da Polícia Federal, tentaram invadir casas de generais e empurraram e expulsaram um agente da Vigilância Ambiental do DF.
A reportagem questionou o Exército sobre a possível ajuda aos manifestantes e se há algum prazo previsto para retirada dessas pessoas do QG, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
Foto: Reprodução