Por ALMG
O Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro, que forma a base do Governo do Estado, foi extinto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comunicação da Presidência com esse conteúdo foi lida durante a Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (19/4/22). O motivo é o número insuficiente de deputados, já que o bloco parlamentar passou a ter apenas 15 membros e a quantidade mínima é de 16.
A redução se deu em função da desfiliação do deputado Neilando Pimenta do partido Podemos. Acrescenta a comunicação que o Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro deixa de existir, pois passa a ser integrado por número inferior ao exigido para sua constituição e, por conseguinte, para sua manutenção.
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.
Regimento Interno
De acordo com o parágrafo 5º do artigo 71 do Regimento Interno, “não será admitida a constituição de bloco parlamentar integrado por menos de um quinto dos membros da Assembleia Legislativa”. Complementa o parágrafo 6º que, se o desligamento de um partido implicar composição numérica menor que um quinto, o bloco parlamentar será automaticamente extinto.
Minuto de silêncio
Ainda na reunião, foi realizado um minuto de silêncio em memória do Padre Giovani Lisa, a pedido do deputado Doutor Jean Freire (PT). Com 90 anos, o religioso italiano faleceu em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), na Sexta-feira Santa, dia 15/4. “Ele foi um grande líder que ajudou a qualificar muitos jovens carentes, em várias comunidades, especialmente em Teófilo Otoni”, relatou o parlamentar.
Segundo Doutor Jean Freire, Padre Giovani Lisa fundou com alguns jovens da cidade a entidade Aprender Produzir Juntos (APJ), que tinha como objetivo acolher crianças e jovens em situação de exclusão econômica, social, cultural e política. O projeto tornou-se um dos maiores na região, formando profissionalmente centenas de jovens. “Eu sou um dos jovens que fez um dos cursos na APJ, de Fé e Política”, rememorou o parlamentar.
Foto: Guilherme Dardanhan