Por Metrópoles
A família do jornalista britânico Dom Phillips fez um apelo às autoridades brasileiras para que as buscas sejam céleres. Ele e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos a mais de 24 horas no Vale do Javari, no Amazonas. Os dois fazem expedições juntos na região desde 2018.
“Imploramos às autoridades brasileiras que enviem a Guarda Nacional, Polícia Federal e todos os poderes à sua disposição para encontrar nosso querido Dom”, escreveu Paul Sherwood, cunhado do jornalista, em uma série de publicações no Twitter.
Paul Sherwood ressaltou que Dom “ama o Brasil e dedicou sua carreira à cobertura da floresta amazônica”.
1/2 My partner Sian's brother, Dom Phillips, has dissapeared on a trip in the Amazon. We implore the Brazilian authorities to send the national guard, federal police and all the powers at their disposal to find our cherished Dom.
— Paul Sherwood (@paulsherwood6) June 6, 2022
“Entendemos que o tempo é essencial, então, por favor, encontre nosso Dom o mais rápido possível. Por favor, ajude a levar este pedido às autoridades brasileiras”, concluiu.
Dom e Bruno se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que fica próxima ao Lago do Jaburu. O jornalista pretendia fazer algumas entrevistas com integrantes da comunidade que reside no local.
A Embaixada do Reino Unido no Brasil informou, em nota, que está em contato com as autoridades brasileiras. “Estamos fornecendo apoio consular para a sua família”, pontua o texto.
Dom Phillips é um jornalista colaborador do veículo britânico The Gardian. Ele se mudou para o Brasil em 2007 e mora em Salvador.
Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Além do Guardian, Phillips já publicou trabalhos no Financial Times, New York Times, Washington Post e em agências internacionais de notícias.
Entenda o caso
O indigenista e o jornalista inglês estão desaparecidos no Vale do Javari, no Amazonas. A informação foi confirmada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) na manhã desta segunda-feira (6/6).
“Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que se encontra próxima a localidade chamada Lago do Jaburu, para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas”, informa, em nota.
Segundo informações iniciais, eles desapareceram quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte.
A Polícia Federal investiga o caso. As buscas serão comandadas pela Marinha.
Foto: Redes sociais/reprodução