Por Felipe Nunes
Pesquisa Genial/Quaest nos estados mostra uma disputa acirrada em 2 dos 3 maiores colégios eleitorais do país. Em SP e RJ, Lula e Bolsonaro permanecem empatados na margem de erro. Em MG, a vantagem de Lula é de 12 pontos.
Em MG, a pesquisa mostra um aumento na distância entre Lula e Bolsonaro (de 7 para 12 pontos). Lula aparece com 45% e Bolsonaro com 33%. Nenhum presidente foi capaz de vencer a eleição presidencial desde 1989 sem vencer Minas Gerais.
Em SP, a recuperação de Bolsonaro, que poderia ser uma tendência, foi interrompida (distância manteve-se próxima dos 2 pontos). Lula aparece com 37% e Bolsonaro com 35%. O PT venceu 3 eleições presidenciais sem vencer SP.
No Rio, o empate técnico entre os dois primeiros colocados se mantém desde março/22. Bolsonaro aparece numericamente na frente, com 39%; e Lula com 37%. O Rio é um swing state clássico: já deu vitória ao PT e ao candidato anti-PT.
Para colocar em perspectiva o tamanho do desafio que o presidente Bolsonaro tem, vamos comparar o resultado das eleições de 2018 com os dados desta pesquisa em votos válidos. Se a eleição fosse hoje, Bolsonaro estaria muito abaixo do seu desempenho de urna de 2018, mesmo no RJ.
No sábado à noite (1/10), divulgaremos pesquisa novamente nestes 3 estados. Acompanhá-los significa monitorar aproximadamente 40% do eleitorado apto a votar nestas eleições, ou aproximadamente 63 milhões de eleitores.
Foto: Reprodução