O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, recentemente divulgou em seu perfil no X (antigo Twitter) fake news sobre uma suposta taxação de medalhas proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A alegação, que rapidamente se espalhou como um boato, afirma que o governo planeja impor impostos sobre as medalhas conquistadas em competições esportivas. A informação falsa foi divulgada sem qualquer respaldo factual e a própria Receita Federal já divulgou uma nota desmentindo essa informação.
De acordo com a Receita, as medalhas olímpicas são isentas de impostos federais. Isso implica que um atleta medalhista que retornar ao país com sua medalha olímpica na bagagem não estará sujeito à tributação sobre este bem. Esta isenção está prevista no artigo 38 da Lei 11.488, de 15 de junho de 2007.
Flávio Bolsonaro, um senador da República, filho de ex-presidente, compartilhando Fake News de que o Haddad vai taxar as medalhas. Nenhuma nota do X. O sistema de notas simplesmente não tem a capacidade de conter a desinformação. É preciso de uma legislação específica pra punir… pic.twitter.com/LKaBubjIqH
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) August 5, 2024
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Divulgação.