Por G1
A forte chuva e ventaria que passaram por Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (16), causaram transtornos no trânsito e em estabelecimentos de algumas regiões da capital mineira.
Segundo testemunhas, o vento parecia um tornado.
O teto de um posto de combustível localizado na Avenida Izabel Bueno, no bairro Jaraguá, na Região da Pampulha, foi derrubado. Por volta das 17h, ainda não havia informações de vítimas.
Na mesma região, o telhado de um estacionamento de um supermercado também foi derrubado (veja fotos abaixo).
Carros foram atingidos e, em um deles, uma motorista chegou a ficar presa dentro do veículo, mas, segundo informações preliminares dos bombeiros, não houve feridos.
O g1 aguarda resposta do Supermercado BH a respeito dos prejuízos no local.
Árvore cai em carro
Uma árvore caiu, derrubou rede elétrica e atingiu um carro onde estavam três pessoas, na Avenida Bernardo Vasconcelos, na altura do número 377, no bairro Cachoeirinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte.
De acordo com testemunhas, o veículo estava em movimento quando aconteceu o acidente. Os bombeiros disseram que o motorista e outros dois passageiros tiveram que permanecer no carro “pois houve exposição dos fios da rede elétrica”. Não houve feridos.
A Cemig informou que a queda sobre a rede elétrica no início da Avenida Bernardo Vasconcelos, causou danos à rede elétrica e consequentemente falta de energia na região.
“A companhia destaca que os sistemas de proteção atuaram e a rede elétrica foi imediatamente desligada. No momento, técnicos da empresa estão no local iniciando os reparos e apoiando o Corpo de Bombeiros na retirada da árvore com segurança. A previsão é de que o serviço seja concluído ao longo da noite”, disse a nota da Cemig.
Avenida Cristiano Machado
Uma árvore também caiu na Avenida Cristiano Machado, esquina com rua Jurua, no Bairro da Graça, Região Nordeste de Belo Horizonte.
Não houve vítimas.
Bombeiros disseram que uma equipe vai até o local após atender a ocorrência da Avenida Bernardo Vasconcelos.
Avenida Antônio Carlos
O trânsito na Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura do número 2880, no bairro Cachoeirinha, na Região Noroeste da capital, estava parcialmente fechado às 16h20, sentido centro, também devido à queda de uma árvore na avenida.
Nesta ocorrência também não houve vítimas. Os bombeiros estavam indo ao local, por volta das 16h28.
Bairro Fernão Dias
Moradores da rua José Soares no bairro Floramar, levaram um susto após queda de uma árvore de grande porte que caiu e acabou fechando o trânsito no local.
Bombeiros foram acionados para retirada da árvore.
Passarela Ouro Minas
Uma árvore tombou atingindo parte de uma passarela do bairro Ouro Minas, na Região Nordeste de BH. No momento do acidente, não havia ninguém no local.
Ventos chegaram a mais de 54 km/h
Segundo balanço da Defesa Civil de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (16), os ventos na estação Pampulha chegaram a 54,36 quilômetros por hora entre 15h e 16h.
Já na Região do Buritis, a ventania chegou a 48,96 quilômetros por hora, também entre 15h e 16h.
Grande BH
A cidade de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltou a ser inundada por causa da chuva desta quarta-feira (16).
Ainda nesta terça, uma forte chuva atingiu a cidade vizinha de Mateus Leme. A ponte do distrito de Azurita desabou depois que o Ribeirão Cachoeira transbordou. Devido ao temporal, moradores ficaram ilhados e equipes do Corpo de Bombeiros usaram um bote para o resgate das pessoas.
De acordo com a Prefeitura de Juatuba, os bairros Cidade Nova I, Cidade Nova II, Boa Vista e Nova Esperança tiveram imóveis e ruas alagados, e cerca de 50 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas.
O Executivo disse ainda que elas foram para casa de parentes ou amigos e que apenas uma família foi encaminhada a um abrigo municipal. A realização de uma campanha para entrega de donativos está sob avaliação do governo municipal.
A Defesa Civil está em monitoramento e equipes de busca e salvamento em regime de plantão para atender os atingidos, assim como os serviços de saúde e assistência social. Um abrigo para receber os desabrigados foi disponibilizado.
O Globocop sobrevoou o município na manhã desta quarta-feira (16) e registrou casas, carros e ruas tomados pela água no bairro Cidade Nova II.
O nível do Ribeirão Mateus Leme está alto e a correnteza, forte.
O Corpo de Bombeiros informou que, na tarde desta terça, duas jovens ilhadas em casa na Rua José Benedito Ferreira Pinto foram resgatadas sem ferimentos.
Foto: Manoela Borges / TV Globo