Por Metrópoles
A recepção do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro foi bem positiva no governo fluminense. Após a assinatura do decreto por Lula, o governador Cláudio Castro ligou para o presidente agradecendo a medida.
A GLO também foi bem recebida na Polícia Civil e Militar do Rio de Janeiro. As corporações consideram que o governo federal se manteve em suas atribuições.
Lula assinou na tarde desta quarta-feira (1º/11) um decreto de garantia da Lei e da Ordem que permitirá a atuação da Marinha e da Aeronáutica nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP), e nos nos aeroportos dos dois estados.
Integrantes da Polícia Civil e Militar afirmam que a fiscalização de portos e aeroportos já é uma atribuição federal e que a GLO só irá reforçar a atuação do Estado nesses locais, dando a eles o poder de polícia.
As corporações acreditam que a medida pode contribuir para a segurança do estado no sufocamento da entrada de drogas e armas por portos e aeroportos.
Foto: GovRJ