O Carnaval de rua de Belo Horizonte vai contar neste ano com marchinhas críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). “Zemané”, a dívida bilionária do Estado com a União, a ação da Polícia Militar e gafes do chefe do governo estadual nos últimos anos fazem parte dessas letras que querem embalar os foliões na capital mineira. Um grupo até mesmo decidiu lançar um bloco oposicionista em fevereiro, chamado “Bloco Fora Zema”. Veja as letras e escute as marchinhas completas abaixo.
Uma das marchinhas que criticam a gestão tem como compositores Zé Maria da Viola e Joílson Cachaça, o chefe do Executivo mineiro é chamado de “Zemané”, e é dito que ele precisa “largar a mão de ser cara de pau”. “Zemané cê é sempre Zemané / Larga a mão de ser cara de pau / Da minha Serra, cê tira o pé / E não venha surfar no meu Carnaval”.
Além disso, o crescimento do débito do Estado com o governo federal, que chegou na casa de R$ 165 bilhões, é citado, assim como a tentativa de privatizar estatais. Também são feitas críticas a ações da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Neste mês, policiais usaram spray de pimenta para conter foliões em uma briga que teria ocorrido durante um bloco. “Chegou o bloco fora Zema / Seu Zé mané por favor saia de cena / Enquanto a dívida de Minas só aumenta / Ele quer desfilar, com a polícia truculenta”, diz um dos trechos.
Gafes do governador são citadas em marchinha
Outra música, dessa vez chamada de “Marchinha Contra Zema”, reprova falas e gafets do governador ao longo de seu tempo à frente do Estado não somente por meio de discursos e falas à imprensa, assim como nas redes sociais. De Daniela Fischer, o refrão diz: “Zema, Zema, Zema, sua fala lhe condena”.
“Eu ‘ouvo’ sua fala mansa / Que não m’engana / Não sou criança / Zema, Zema, Zema / A tua fala lhe condena / E só mais um recado / Que eu quero lhe dar / Tira o pé da minha Serra / E deixa eu foliar”, escreveu a carnavalesca.
Bloco contra Zema foi convocado para dia 8 de fevereiro
A expectativa é de que mais marchinhas sejam lançadas até o Carnaval. Mas, antes da folia oficial, está marcado um ensaio geral do bloco “Fora Zema”. No convite é dito que prepararam centenas de milhares de adesivos para que ele possa ser “muito bem recebido em cada bloquinho de rua em que ele resolver levar seu sapatênis”.
Com informações do OTempo.
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG.