Home Política Governo Bolsonaro preparou pronunciamento admitindo derrota, mas discurso não foi lido

Governo Bolsonaro preparou pronunciamento admitindo derrota, mas discurso não foi lido

6 de novembro de 2023, 16h19 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por DCM

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro preparou um discurso oficial para reconhecer a derrota para Lula após as eleições de 2022, mas o texto nunca foi lido publicamente. O material foi produzido pelo ex-ministro das Comunicações Fabio Faria e está em posse da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro, junto de outros e-mails trocados por ajudantes de ordens da gestão anterior. A informação é do jornal O Globo.

Faria fez o discurso um dia após o segundo turno das eleições e enviou uma proposta de pronunciamento a ser lido por Bolsonaro. A sugestão foi remetida a Daniel Lopes de Luccas, um dos ajudantes de ordens do ex-presidente, com uma cópia para o então ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

“Eu sempre disse que o Brasil está acima de tudo e Deus acima de todos e que daria minha vida pelo Brasil. Por esse motivo, não contestarei o resultado das eleições”, diz a sugestão de discurso. O texto chegou a ser analisado e discutido com membros do primeiro escalão do governo antes de ser encaminhado ao ajudante de ordens.

Apesar de reconhecer o resultado, Faria fazia críticas a institutos de pesquisa e a decisões da Justiça que teriam suspendido “todos os grandes perfis de direita”.

Bolsonaro só se manifestou sobre o resultado das eleições no dia 1º de novembro, dois dias depois da vitória de Lula. No período, ele ficou isolado no Palácio da Alvorada.

O ex-presidente se reuniu com 22 ministros, aliados e auxiliares no palácio antes de fazer seu primeiro pronunciamento sobre o tema. Ele fez um discurso de dois minutos que não fazia menção à derrota e ao candidato vitorioso, Lula.

Foto: Reprodução/Band

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário