Rejeição do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu novamente reprovação recorde de popularidade desde junho de 2020, com 59%, segundo pesquisa realizada essa semana pelo instituto de pesquisa do portal Poder 360 – que revela alta de 5 pontos percentuais em relação há duas semanas . Os dados foram coletados entre os dias 24 e 26 de maio.
A pesquisa do portal foi a primeira realizada com o andamento da CPI da Covid-19 que pelo o levantamento, indica desgaste do presidente Bolsonaro . O número de eleitores “indiferentes” também diminuiu. Há 15 dias, 10% das 2,5 mil pessoas consultadas diziam isso, e desta vez o número caiu para 6%.
A gestão federal, no entanto, segue sendo bem avaliada por 35% dos brasileiros. Era 36% há duas semanas. A variação se deu dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa do PoderData mostrou também que 55% dos entrevistados consideram o governo como ruim ou péssimo. Na última pesquisa, eram 51% dos brasileiros. Por outro lado, 28% apontam que a atuação do presidente foi ótima ou boa (o mesmo percentual da última pesquisa, enquanto o total de entrevistados que consideram a atuação como regular caiu de 19% para 13%. Ainda há 4% que não souberam avaliar.
Foram 2.500 entrevistas em 462 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com: Com Poder Data
Foto: Andressa Anholete/Getty Images