Home Minas Gerais Governo Lula quer interromper venda de estatal sob comando de Pimentel

Governo Lula quer interromper venda de estatal sob comando de Pimentel Emgea, com capital social de mais de R$ 9bi, deve sair do Programa Nacional de Desestatização (PND)

4 de setembro de 2023, 10h40 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Estadão

O governo Lula trabalha para retirar a Empresa Gestora de Ativos, a Emgea, do Programa Nacional de Desestatização (PND). Vinculada ao Ministério da Fazenda, a estatal cuida dos ativos da União, como bens públicos, e tem um capital social de mais de R$ 9 bilhões, segundo consta de seu site.

A Emgea hoje está sob a direção do ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT), que perdeu as eleições para deputado federal em 2022. Ele foi governador de um mandato e perdeu a reeleição para Romeu Zema (Novo) em 2018, dois anos após ter que assinar um decreto de calamidade financeira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é abertamente contrário a privatizações e, já retirou do PND estatais como Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e as ações da Eletrobras que o governo ainda detém.

Segundo apurou a Coluna, Pimentel e sua equipe estão em fase final na elaboração de um levantamento que deve contrapor os argumentos que levaram a estatal ao programa de desestatização. Só assim Lula poderá retirar a estatal do PND.

Foto: Uarlen Valério/O Tempo

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário