Em coletiva realizada nesta sexta-feira (18), o prefeito Alexandre Kalil (PSD), anunciou que o comércio de Belo Horizonte terá o horário ampliado nos próximos dias. A partir deste sábado (19), as lojas de ruas têm autorização para abrir das 9h às 20h. Já os shoppings poderão receber os clientes das 10h às 21h.
Até o dia de hoje, o comércio de rua funciona de 10 da manhã às 19h já os shoppings estao com horário de 12h a 21h.
A intenção, segundo Kalil, é evitar aglomerações às vésperas do Natal e Ano Novo. O prefeito também destacou que não pretende “fechar a cidade”.
Estamos ampliando simplesmente para evitar aglomeração. Isso não é porque a situação está boa. Isso é uma medida técnica para evitar aglomerações. Que se fique claro que isso não é para ir passear na rua”, disse o prefeito.
Kalil destacou que a flexibilização da prefeitura diante da situação da pandemia aspira cuidado.
Ontem, houve uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para decidir sobre o funcionamento das atividades na cidade neste fim de ano. A ampliação do horário atende a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH).
Segundo o prefeito, será feito um monitoramento dia a dia e a administração também vai “apertar a fiscalização nesse final de ano como nunca foi”.
Atualmente, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SES), os três indicadores de monitoramento da pandemia estão nos níveis amarelos. A taxa de transmissão da Covid-19 está em 1,9, e as ocupações dos leitos de UTI e enfermaria em 61,7% e 52,9%, respectivamente.
Veja o vídeo da coletiva:
Foto: Chiara Ribeiro