A partir desta quarta-feira (03) os idosos de 80 a 85 anos, residentes na capital mineira, serão vacinados em Belo Horizonte segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Com o recebimento de 51.300 novas doses de vacina contra a Covid-19, no início da semana, essa faixa etária também será imunizadas de acordo com as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde que definiu o público alvo a ser imunizado com a nova remessa, informou a pasta. Foram recebidas 33.500 doses da AstraZeneca/Oxford e 17.800 da Coronavac/Butantan.
A expectativa da Prefeitura é vacinar pelo menos 42 mil pessoas na faixa etária de 80 a 85 anos. Esse novo lote permite imunizar 42.350 pessoas, já que todas as doses da AstraZeneca/Oxford podem ser usadas como primeira aplicação, pois a segunda dose, pode ser aplicada em um intervalo de até três meses.
As vacinas Coronavac precisam ser divididas em dois lotes e serão suficientes para imunizar 8.900 pessoas com as duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo entre duas e quatro semanas.
A partir desta quarta-feira (03), os 152 centros de saúde da capital estarão abertos, das 07h30 às 15h30, para imunizar os idosos de 80 a 85 anos, que deverão levar documento de identidade e comprovante de residência, além de usar máscara e respeitar o distanciamento social nas unidades. A secretaria municipal de saúde recomenda que o idoso leve, no máximo um acompanhante, para evitar aglomerações.
Com exceção do fim de semana, até a próxima sexta-feira a nova etapa de vacinação dos idosos seguirá o seguinte cronograma por idade
Veja o cronograma de vacinação:
– 85 anos, quarta-feira (3) até sexta-feira (12), exceto sábado e domingo.
– 84 anos, quinta-feira (4) até sexta-feira (12), exceto sábado e domingo.
– 83 anos, segunda-feira (8) até sexta-feira (12).
– 82 a 85 anos, terça-feira (9) até sexta-feira (12).
– 81 a 85 anos, quarta-feira (10) até sexta-feira (12).
– 80 a 85 anos, quinta-feira (11) até sexta-feira (12).
No caso dos idosos acamados entre 80 e 85 anos é preciso fazer o cadastro no site da Prefeitura de Belo Horizonte para receberem a vacina em casa.
Vacinação Drive-Thru
A Prefeitura de BH abrirá postos exclusivos de vacinação, no próximo sábado (06), para aplicar a segunda dose da vacina anti-Covid nos idosos entre 86 e 88 anos, independente do dia e local anotado no cartão de vacina para receber a segunda aplicação. Ao todo serão disponibilizados 72 postos de vacinação em toda a cidade, sendo três postos extras no formato drive-thru nas regiões Oeste (BHTrans – Av. Engenheiros Carlos Goular, 900 – Buritis), Centro-Sul (1º Batalhão dos Bombeiros – Rua Piauí, 1.815 – Funcionários) e na Pampulha (Portaria 2 da UFMG – Av. Antônio Abrahão Caram, 763 – São José).
A expectativa é vacinar até 12 mil idosos nessa faixa etária. A vacinação será feita das 8h às 15h. Segundo a Prefeitura, a segunda dose está garantida para todos os idosos de 86 e 88 anos que receberam a primeira dose na capital.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas com 89 anos ou mais, por terem recebido a vacina da AstraZeneca, devem aguardar o período indicado pelo fabricante (3 meses) para receber a segunda dose em casa, assim como foi feito na primeira fase da imunização.
Chegada de vacina em Minas
O governador Romeu Zema (Novo) disse em suas redes sociais que chegarão no Aeroporto de Confins, 285.200 doses da vacina contra a Covid-19 nesta quarta. Segundo o Chefe do Executivo, o desembarque da nova remessa (6) de imunizantes tem previsão para chegada às 8:40 da manhã de hoje. Zema divulgou que as vacinas serão imediatamente encaminhadas para a Central de Rede de Frio e depois enviadas às 28 regionais de Saúde.
Nessa terça-feira, o governador mineiro esteve em Brasília em agenda com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e reunião outros governadores do país. Na segunda, os gestores assinaram uma carta criticando o fato de o Governo Federal divulgar nas redes sociais repasses de bilhões de reais da União aos Estados para o combate ao vírus.
Parte dessas verbas devem ser destinadas às Unidades Federativas obrigatoriamente por se tratar de previsões constitucionais e não verbas extras para o enfrentamento exclusivo à pandemia.
Para o grupo, o governo federal utilizou instrumentos de comunicação oficial, custeados por dinheiro público, para produzir informação “distorcida, gerar interpretações equivocadas e atacar governos locais”.
O Governador de Minas, mais uma vez não fez parte do movimento, sendo o único político da região Sudeste que não o documento. Ele justificou que “o momento é de união”, e que “embates políticos devem ficar em segundo plano, com foco na solução de problemas”.
Sobre a ida em Brasilia, antes do anúncio da chegada da nova remessa, o governador mineiro chegou a dizer que a União está empenhada em obter todos os antivirais disponíveis.
“Caso ele não tenha interesse, nós, Estados, iremos adquiri-las para que o povo seja vacinado o quanto antes. A vacinação, nós sabemos que é o que vai resolver essa questão da Covid definitivamente”, revelou Zema.
Zema também visitou a empresa farmacêutica União Química, que está iniciando a produção da vacina russa Sputnik no Brasil. “A partir de abril teremos milhões de doses dessa vacina para atender o povo mineiro e brasileiro”, revelou. Vale lembrar que a Sputnik ainda não tem o aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação no país.
Agenda
Além de Bolsonaro, Zema ele também esteve n com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). Os parlamentares discutiram sobre as ações para combater o avanço do coronavírus no país e o retorno do auxílio emergencial.
“O Governo Federal precisa auxiliar mais os Estados e municípios neste momento em que os casos da pandemia estão aumentando no país. A questão do auxílio emergencial também é muito importante”, disse Romeu Zema.
💉 Nesta quarta-feira, chegarão no Aeroporto de Confins, 285.200 doses da vacina contra a covid-19. O desembarque com a 6ª remessa está previsto para às 8h40. As vacinas serão imediatamente encaminhadas para a Central de Rede de Frio e depois enviadas às 28 regionais de Saúde.
— Romeu Zema (@RomeuZema) March 2, 2021
Pior momento da pandemia em Minas
Em seu perfil no Twitter, o governador também postou um vídeo explicando como foram os encontros e aproveitou para fazer um apelo para a população do estado.
“O sistema de saúde de Minas, neste período de pandemia, nunca esteve tão ocupado como nos últimos dias. É por isso que estou aqui, mais uma vez, para pedir todos os cuidados: distanciamento, uso de máscara e as medidas de higienização, são fundamentais neste momento em que nosso sistema de saúde passa por um estresse. Conto com a ajuda de todos”, finalizou.
Foto: Divulgação