A ampliação do uso de plataformas digitais pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem criado dificuldades para uma parcela expressiva da população: os idosos. Com o avanço da digitalização, impulsionado especialmente pela pandemia, o acesso aos serviços previdenciários se tornou um desafio para quem não domina a tecnologia.
No Brasil, onde milhões de pessoas com mais de 60 anos dependem da aposentadoria, muitos encontram barreiras ao tentar usar canais como o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135. A rotina de navegação em aplicativos, criação de senhas e autenticação digital se mostra complicada para quem não cresceu em meio a dispositivos eletrônicos.
Além da falta de familiaridade, o acesso à internet e a dispositivos adequados é outro entrave para muitos idosos, o que agrava a exclusão digital e limita o acesso a direitos fundamentais. Mesmo com a criação de ferramentas digitais consideradas seguras e amplamente utilizadas, como o login do gov.br, a experiência ainda é desafiadora para uma grande parcela desse público.
Diante desse cenário, especialistas alertam para a importância de manter o atendimento presencial como opção viável. Para muitos idosos, o contato humano ainda é essencial para garantir o acesso a serviços e benefícios dos quais dependem para viver com dignidade.
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