Por G1
Um incêndio atingiu o teto do Teatro Castro Alves (TCA), no Centro de Salvador, no início da tarde desta quarta-feira (25). Não há registro de feridos. O fogo começou no lado externo do telhado. A Concha Acústica não foi atingida.
O Castro Alves é o teatro mais importante da Bahia, e fica no Largo do Campo Grande. Por causa do incêndio, a equipe de segurança do equipamento pediu que as pessoas evacuassem o prédio.
As chamas foram registradas na parte mais elevada da estrutura. Os bombeiros isolaram as chamas para que não se alastrem para a área interna e, em seguida, identificaram o foco. Com o fogo controlado, foi iniciado um trabalho de rescaldo.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do TCA, que informou que o fogo não chegou nas dependências internas do prédio. O teatro conta com vários espaços: a Sala Principal, Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e o Café Teatro.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) diz que aguarda rescaldo da área atingida pelo fogo para uma vistoria detalhada. Ainda segundo o órgão, por volta das 16h, as chamas já estavam controladas pelo Corpo de Bombeiros que, em seguida, iniciou a operação rescaldo.
A vistoria preliminar apontou que o fogo começou na cobertura do teatro, onde há execução de serviço e presença de material inflamável, como fibras e resinas. Ainda segundo a Codesal, o sistema anti-incêndio funcionou na parte inferior do prédio, resfriando a área, e contento o alastramento do incêndio. Na inspeção preliminar não foi constatada que as estruturas tenham sido afetadas.
Na Sala Principal, inclusive, está programado um show da turnê internacional da cantora gaúcha Adriana Calcanhotto, na noite de quinta-feira (26). Ainda não há informações se a apresentação será cancelada.
Outro incêndio
Esta não é a primeira vez que chamas atingem o teatro. Em 1958, dias antes da inauguração, o TCA também pegou fogo por causas desconhecidas. Por causa disso, o equipamento ficou fechado por cerca de nove anos, e só foi oficialmente inaugurado em março de 1967, durante a Ditadura Militar.
O prédio voltou a ser fechado para reforma em 1989 e foi reinaugurado em 1993, com show dos ilustres Maria Bethânia, Gal Costa e João Gilberto. O último projeto de requalificação do TCA foi feito em 2009, em todos os espaços do equipamento.
Foto: Arquivo pessoal