Queimadas são registradas em várias regiões da capital mineira durante esta quinta-feira (17). Uma área de mata no entorno da Cidade Administrativa, sede do governo do estado, na Região Norte de Belo Horizonte, foi tomada pelas chamas. Houve também registro de incêndio em uma mata da UFMG, na região da Pampulha.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, devido a fumaça dos focos de incêndio, os militares tiveram que evacuar um dos prédios do Parque Tecnológico (BH-TEC), no bairro Engenho Nogueira. Não há informações das causas deste incêndio, e uma equipe dos Bombeiros composta por 10 militares foi empenhada no combate aos focos.
Fumaça que se espalhou da UFMG à região da Pampulha.
Foto: Flávia Lages/TV Globo
Já na região Norte da capital, um incêndio atingiu uma área de mata na região da Cidade Administrativa, sede do governo de Minas. Segundo os Bombeiros, três carros e duas aeronaves da corporação atuaram no combate às chamas. O fogo não levou risco à Cidade Administrativa, mas os militares e brigadistas ficaram em alerta com o Parque Serra Verde e um local chamado “Centra de Água Gelada”, localizado próximo da região. Nenhum carro no estacionamento foi atingido.
Incêndio atingindo mata próxima à Cidade Administrativa.
Foto: CICC MG
Devido aos últimos dias de calor e tempo seco em BH, a situação atual favorecem as queimadas. Só no mês de setembro, mais de oito mil focos de incêndio foram registrados em Minas Gerais.
A capital mineira está em alerta para o tempo seco, e Defesa Civil do município emitiu, nesta quinta-feira (17), alerta de baixa umidade relativa do ar. De acordo com o órgão, o índice deve ficar abaixo de 20% na parte da tarde e o tempo seco permanece até esta sexta-feira (18). O índice de umidade relativa do ar recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é acima dos 60%.
Foto em destaque: CICC MG