A capela de Santa Rita de Cássia, localizada no distrito de Sopa, em Diamantina, região do Vale do Jequitinhonha, ficou em ruínas após um incêndio consumir a estrutura na tarde desta sexta-feira (5).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio consumiu toda a estrutura da capela, restando as paredes em ruínas sem desmoronar, sendo necessário interdição total do local, por haver o desabamento do restante da estrutura.
Para o combate as chamas, foi necessário uma equipe com nove militares, e apoio de três carros e um caminhão pipa. As causas do incêndio serão investigadas.
O prefeito da cidade, Juscelino Roque (MDB), lamentou o ocorrido e disse que a igreja faz parte do patrimônio histórico da cidade. “Estamos constantemente fazendo investimentos nas da igrejas do Município de Diamantina, na busca de valorizar esse patrimônio cultural da cidade” disse.
Por nota, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) informou que solidariza-se com a prefeitura de Diamantina, a Arquidiocese de Diamantina e com a comunidade local, pelo incêndio. “Manifestamos ainda nosso apoio técnico às ações necessárias para a recuperação desse valioso bem cultural”, afirmou.
A construção da capela tem sua época de origem desconhecida, mas provavelmente datando da primeira década do século 19. Considerada patrimônio municipal, ela foi restaurada em 2015.
Foto da Capela após o incêndio ser controlado:
Foto: CBMMG