Por G1
A página do ConecteSUS, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, completa 12 dias fora do ar. A página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers na madrugada do dia 10 de dezembro.
Na segunda (20), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ConecteSUS devia voltar até esta quarta (22). Mas, procurado pelo g1, o Ministério da Saúde não informou quando o sistema será restabelecido.
O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. O e-SUS Notifica, que reúne informações sobre casos e mortes por causa de Covid-19, estava inacessível há 11 dias, mas voltou ao ar na tarde desta terça-feira (21), segundo o Ministério da Saúde.
A falta dos dados do sistema gerou dificuldades para os estados colherem as informações sobre a doença neste período.
“O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, disse o ministério, em nota ao g1.
Relembre como foi o ataque:
Os dados de vacinação haviam sido perdidos no dia do ataque, conforme informou o ministério, mas foram recuperados em 12 de dezembro.
Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:
- e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
- Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
- ConecteSUS
- funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
Foto: Marcello Casal Jr