O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que todos os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios receberão o ressarcimento até 31 de dezembro deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior.
De acordo com o INSS, os valores serão pagos de forma automática e com correção monetária. O processo de restituição já foi iniciado nesta semana, com os primeiros créditos liberados na segunda-feira (26).
Para saber se foram afetados, os segurados podem consultar o extrato de pagamento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Caso identifiquem cobranças não autorizadas, é possível contestá-las diretamente por esses canais.
O instituto também alertou os segurados para que fiquem atentos a tentativas de golpe. O INSS não solicita informações bancárias ou pessoais por meio de links, mensagens de texto ou aplicativos. Todas as comunicações são feitas exclusivamente pelos canais oficiais.
A medida faz parte do esforço do governo para corrigir irregularidades detectadas em contratos e convênios que geraram descontos sem autorização prévia dos beneficiários.
Foto: Reprodução.