Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (15) aponta que 62% dos brasileiros avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026.
Outros 35% avaliam que Lula deveria buscar um quarto mandato, enquanto 3% não sabem ou não responderam ao levantamento.
Pesquisa realizada pelo mesmo instituto em setembro de 2024 mostrava que 58% dos brasileiros opinavam desfavoravelmente a uma nova candidatura, enquanto 39% avaliavam positivamente. Assim, houve oscilações dentro da margem de erro do levantamento (de dois pontos percentuais para mais ou para menos).
Para o levantamento, foram entrevistadas pessoalmente 2 mil pessoas aptas a votar (com mais de 16 anos) entre 6 e 10 de fevereiro de 2025, em 131 municípios. A pesquisa tem nível de confiança de 95%.
Eleitores
Entre quem declara que votou em Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022, 32% avaliam que o petista não deveria buscar um novo mandato.
A proporção dos que avaliam negativamente a busca por um novo mandato é maior entre quem declara que votou em Bolsonaro (95%), em branco/nulo (68%) e não votou/não sabe/não lembra/não respondeu (56%).
O levantamento do Ipec também coletou, em pesquisa espontânea, as razões para o eleitorado brasileiro desfavorável a um novo mandato de Lula desaprovar uma eventual tentativa.
Os principais motivos apontados são:
Lula não está fazendo um bom trabalho (36%);
Lula é corrupto, ladrão e/ou desonesto (20%);
Lula, com 79 anos, está com idade avançada (17%);
Lula já teve sua chance sendo presidente três vezes (11%).
Entre quem declara ter votado no petista em 2022, mas não quer vê-lo nas urnas em 2026, as principais razões apontadas são:
Lula, com 79 anos, está com idade avançada (31%);
Lula não está fazendo um bom trabalho (27%);
Lula já teve sua chance sendo presidente três vezes (16%);
É preciso ter renovação, com Lula dando espaço para novas pessoas (14%).
Com informações da CNN Brasil.
Foto: Reprodução.