Evento realizado nesta segunda-feira (0) na Ordem dos Advogados do Brasil marcou a celebração de uma parceria entre a entidade e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. O Instituto Brasileiro de Perspectivas em Expressões de Liberdade (IBPEL) também fará parte dessa parceria, cuja intenção é iniciar o debate sobre liberdade de imprensa e defender jornalistas e cidadãos em que o direito de expressão seja violado.
Em sua fala, a presidente do SJPMG, Alessandra Mello, destacou a violência que os profissionais da imprensa vem sofrendo este ano. “Até o momento de 2019 tivemos 111 violações à jornalistas no país. Temos, por exemplo, uma perseguição clara à Folha de São Paulo. Essa parceria com a OAB, que vem de longas datas, vai nos ajudar ainda mais na luta pela liberdade de expressão”, pontuou. Na ocasião, estavam presentes importantes nomes da imprensa mineira como Berta Maakaroun, Carlos Lindemberg, Orion Teixeira e Walter Freitas.
A parceria consistirá na crianção de uma comissão que debaterá o tema bem como amparar jornalistas e demais cidadãos que tiverem seu direito de expressão infringido. “Começaremos o ano que vem já com um seminário com o Carlos Ayres Brito, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. E já queremos debater temas como os limites da liberdade. Por exemplo, até que ponto pode um deputado dizer o que bem entender sob argumento de sua imunidade parlamentar? Os discursos de ódio são inconstitucionais”, afirmou Humberto Lucchesi de Carvalho, advogado presidente da comissão, em referência à última polêmica envolvendo o filho do presidente Bolsonaro e deputado federal, Carlos Bolsonaro. Em entrevista recente ele flertou com o AI-5, pior medida da ditadura militar.
A comissão também terá encontros periódicos com os profissionais de imprensa e advogados para discutir sobre a propagação de mentiras travestidas de notícias, as chamadas fake-news; eles ainda trabalharão com pesquisas para aprofundar o tema.
Defesa da importância do jornalismo à construção de uma sociedade justa marcou o evento. “Mas a defesa da liberdade é imprescindível para isso”, destacou em sua fala o jornalista Carlos Lindenberg. Apesar disso, houve críticas ao trabalho da imprensa. “Tem repórter que praticamente se coloca como juiz, já sai incriminando quem foi preso, sem o acusado ter direito ao contraditório. Isso é completamente errado”, observou Walter Freitas.
Na oportunidade foi lançado o Iº Concurso de Artigos Científicos sobre liberdade de expressão, informações sobre datas de envio podem ser acessados no site do IBPEL.
Com informações do Minas1.
Foto: Reprodução