Home Governo Federal José Levi Mello do Amaral pede demissão do cargo de AGU

José Levi Mello do Amaral pede demissão do cargo de AGU ADI de suspensão de lockdwns nos Estados foi um dos motivos para a saída do advogado que já estava na mira do presidente.

29 de março de 2021, 18h18 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O advogado-geral da União, José Levi Mello, entregou o cargo na tarde desta segunda-feira (29).  Fonte do blog em Brasília disse que, um dos motivos foi assinatura  da Ação Direta de Inconstitucionalidade assinada pelo presidente da República para que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendesse os chamado Lockdowns nos Estados.

Mello não assinou a ação impetrada pelo presidente da República  no Supremo no dia 19 de março para derrubar o toque de recolher. Desde então,  a Advocacia-Geral da União entrou na dança das cadeiras da reforma ministerial que começou nesta segunda-feira, (29), por decisão de Bolsonaro   que vem sendo pressionado pelo Centrão.

Na semana passada, o  ministro  Marco Aurélio Mello, rejeitou o pedido do presidente  para derrubar os decretos dos governos do Distrito Federal, da Bahia e do Rio Grande do Sul que instituíram medidas de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19.

Com isso, ficam mantidos os decretos que, entre outros pontos, determinaram a limitação do funcionamento de atividades consideradas não essenciais e estabeleceram o toque de recolher para diminuir a circulação de pessoas do fim da noite até a madrugada do dia seguinte. Na ocasião, o o Palácio do Planalto informou que não se manifestaria  sobre a decisão do ministro do Supremo.

Assim como a Advocacia-Geral da União, a Secretaria de Governo devem entrar na dança das cadeiras da reforma ministerial. O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos — responsável pela articulação política do governo com o Congresso –, pode assumir a Casa Civil no lugar do general Walter Braga Neto.

 

 

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário