O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Juliano Lopes (Podemos), assumiu interinamente a Prefeitura de Belo Horizonte nesta segunda-feira (7), devido à viagem do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) ao Peru.
Damião participará de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) implementadas em BH. Lopes ficará à frente da administração municipal por cinco dias. Agradecendo a oportunidade em suas redes sociais, ele se comprometeu a dar continuidade ao trabalho desenvolvido na cidade.
“Agradeço primeiramente a Deus, que tornou tudo isso possível, e também ao prefeito Álvaro Damião pela confiança. Me esforçarei para dar prosseguimento ao excelente trabalho realizado em Belo Horizonte!”, afirmou Lopes.
Juliano Lopes assume a Prefeitura de BH devido à falta de vice-prefeito, após o falecimento de Fuad Noman (PSD), ocorrido em 26 de março. Damião, que era o vice, ocupou a função de prefeito e agora viaja para o evento internacional. Durante sua ausência, a presidência da Câmara ficará sob responsabilidade da vereadora Fernanda Altoé (Novo).
Damião no fórum sobre PPPs em Lima
O prefeito Álvaro Damião participará do “PPP Américas 2025”, o principal fórum sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) na América Latina e no Caribe, que ocorrerá em Lima, no Peru, entre os dias 8 e 10 de abril. Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento reunirá mais de 600 participantes, incluindo líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia.
Damião irá compartilhar a experiência de Belo Horizonte na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs, destacando iniciativas na gestão de recursos hídricos, melhorias em infraestrutura de água potável e saneamento, além de discutir os desafios e soluções financeiras para atrair investimentos privados.
Além de apresentar as ações da cidade, o prefeito também participará de debates com líderes internacionais sobre projetos sustentáveis e a melhoria dos serviços públicos prestados à população.
Foto: Rafaella Ribeiro/CMBH.