Home Belo Horizonte Juliano Lopes vai protocolar hoje (29) parecer para admissão de pedido de cassação de Gabriel Azevedo

Juliano Lopes vai protocolar hoje (29) parecer para admissão de pedido de cassação de Gabriel Azevedo Votação da admissibilidade deve ocorrer na sexta (1). Grupos de Fuad e Aro calculam que têm votos para abrir o processo de cassação e afastar, de imediato, o atual presidente da casa

29 de agosto de 2023, 14h33 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Itatiaia

O vice-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Agir), vai protocolar nesta terça-feira (29) o parecer pela admissibilidade do pedido de cassação contra o presidente da Casa, Gabriel Azevedo (sem partido). Como o pedido é contra o presidente, ele está impedido de atuar no processo.

A votação está prevista para a próxima sexta-feira (1). Na mesma sessão, deve ser votada a admissão da cassação do presidente. Segundo o rito, são necessários votos da maioria dos presentes. Os grupos de Fuad e Aro juntos, pelos cálculos de integrantes, são suficientes para abrir o processo de cassação.

O grupo de Nely Aquino e Marcelo Aro vai tentar votar, além da abertura do processo de cassação, o pedido de afastamento. No entanto, segundo aliados de Azevedo, o regimento interno e a lei orgânica não preveem tal medida e um pedido de afastamento teria que ser feito na justiça.

O presidente da Casa apresentou o pedido de cassação contra ex-corregedor, vereador Marcos Crispim (PP), e o advogado Mariel Marra protocolou, nesta terça, o pedido de cassação do prefeito Fuad Noman (PSD). Todos os requerimentos devem ser apreciados na mesma sessão. No entanto, o grupo Aro e a base da prefeitura unidas podem rejeitar os pedidos contra Crispim e o prefeito e aceitar a solicitação de afastamento contra Azevedo.

Entre os adversários de Gabriel, há quem dê a cassação com certa e afirme que a melhor opção pra ele seja renunciar antes que seja cassado e fique inelegível. Entre os aliados do atual presidente, a informação é de que ele brigará até o final e a aposta é que a sessão de sexta-feira (1) possa terminar em muita confusão ou até em pancadaria.

Foto: CMBH

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário