Home Minas Gerais Justiça manda Governo de Minas garantir ‘tarifa zero’ para ônibus nas eleições

Justiça manda Governo de Minas garantir ‘tarifa zero’ para ônibus nas eleições

28 de outubro de 2022, 16h32 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Itatiaia

A 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte determinou que o Governo de Minas garanta transporte público gratuito para que eleitores possam votar neste domingo (30), dia do segundo turno das eleições.

A decisão atende a um pedido da deputada federal Áurea Carolina (PSOL), que acionou a justiça depois que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) negou que iria alterar o esquema de transporte público nas linhas metropolitanas. Nesta semana, a pasta descartou que fosse adotar a medida, alegando que a garantia da gratuidade no caso do transporte metropolitano não faria sentido, já que, de acordo com o governo, as zonas eleitorais são, na maioria, próximas às residências dos eleitores.

A isenção da cobrança de passagem para a votação é garantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou prefeituras e governos estaduais a adotarem a medida e proibiu que haja menos ônibus nas ruas neste dia.

No documento, ingressado na 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, a parlamentar pede que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) conceda gratuidade no sistema de transporte metropolitano, que liga as cidades da região metropolitana.

De acordo com a parlamentar, a falta de uma decisão do Governo de Minas pela concessão da gratuidade pode afetar o direito ao voto.

“Com efeito, precisamos garantir que todos, independente de suas condições financeiras, tenham a possibilidade de irem às urnas. No entanto, sem que o Poder Público adote as medidas para gratuidade do transporte, provavelmente muitos terão seu direito de votar prejudicado”, afirma.

Ainda segundo a ação assinada pela deputada, o índice de abstenção no primeiro turno das eleições foi de 22,29% dos eleitores e que um terço deles alegou “deficiência de locomoção” para não ir votar no dia 2 de outubro.

A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu a gratuidade no transporte público para este domingo, assim como as demais capitais brasileiras.

Foto: Mércia Lemos/Seinfra

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário