O comércio de Belo Horizonte voltará a funcionar na próxima segunda-feira (1°). Como vem informando o blog, o anúncio do prefeito Alexandre Kalil (PSD), foi divulgado na tarde desta sexta-feira (29).
Apesar da flexibilização, os comerciantes terão que seguir algumas regras de horários e dias, segundo a prefeitura. O retorno do comércio com flexibilização tambem para Bares e restaurantes da capital está previsto para a próxima segunda-feira (1°).
A liberação foi anunciada pelo executivo municipal liberou a venda de bebidas alcóolicas nesses estabelecimentos em um determinado período do dia.
“Abrem a partir de segunda-feira, das 11h até as 22h, podendo vender bebida alcóolica de 11h às 15h. A partir desse horário, a venda de bebida está proibida”, disse Kalil.
No dia 11 de janeiro, a prefeitura de Belo Horizonte restringiu o funcionamento do comércio considerado apenas “essencial”, devido ao aumento no número de pessoas infectadas com o novo coronavírus na capital mineira.
Com o anúncio do prefeito Alexandre Kalil, o comércio está autorizado a funcionar de segunda a sábado, de 9h às 20h. No domingo, as lojas seguem fechadas.
A decisão da prefeitura também libera o funcionamento de bares e restaurantes a partir de segunda-feira. A liberação também autoriza a venda de bebida alcóolica nesses estabelecimentos.
A decisão se baseou na queda de índices medidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Ontem (28), a taxa de ocupação de leitos chegou a 76,4%. Apesar da queda, o indicador segue em alerta vermelho.
Outros dois “termômetros” monitorados pela prefeitura, leitos de enfermaria (57,2%) e número médio de transmissão por infectado (0,95), também registraram queda.
“Quero pedir desculpas mais uma vez pelo fechamento, mas com a queda nos índices, valeu a pena”, disse o prefeito.
Foto: Esley Rezende / TV Globo