Home Belo Horizonte Kalil anuncia medidas mais duras em BH para tentar conter disseminação do Coronavírus na capital; atividades físicas em locais públicos da capital, cultos religiosos estão suspensos a partir deste sábado (13)

Kalil anuncia medidas mais duras em BH para tentar conter disseminação do Coronavírus na capital; atividades físicas em locais públicos da capital, cultos religiosos estão suspensos a partir deste sábado (13) Prefeito diz que comércio da construção civil também está inserido nesse novo fechamento da cidade. A ocupação de leitos em UTI para pacientes com Covid-19 chegou a 89,2% na capital hoje.

12 de março de 2021, 16h45 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou, nesta sexta-feira (12), novas medidas para evitar a disseminação do coronavírus na cidade. O anúncio foi feito em nova coletiva de imprensa na tarde de hoje que revelou tambem que a ocupação de leitos em UTI para pacientes com Covid-19 chegou a 89,2% na capital.

“Nós vamos ser bem pragmáticos. A situação está piorando exponencialmente”, disse Kalil.

Na coletiva, o prefeito anunciou que parques, praças e outros locais de caminhadas estarão fechados a partir deste sábado (13).

Além disso, a partir desta segunda-feira (15), bares e restaurantes só poderão funcionar em esquema de delivery, com as portas fechadas. O serviço de entrega no local está proibido. Escolas de idiomas e de artes e lojas de material de construção também não poderão funcionar. As lojas de conveniência só poderão ficar abertas até às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fiscalização 

A Guarda Municipal, os fiscais da prefeitura e a Polícia Militar vão atuar nas ruas, de acordo com o prefeito de Belo Horizonte, para que as medidas de combate à doença sejam cumpridas. 

“A fiscalização será implacável na cidade de Belo Horizonte, com quem ignora a doença. Nós não podemos deixar comerciantes sérios, bares sérios e pessoas sérias pagarem por irresponsabilidade. Não podemos deixar botequins irresponsáveis matarem bebês e crianças”. 

Data 

A nova suspensão das atividades físicas em locais públicos da capital, anunciadas pelo prefeito Alexandre Kalil, entra em vigor a partir deste sábado (13). Já as atividades comerciais passam a ser suspensas na capital a partir da próxima segunda-feira (15). 

Atividades suspensas:

  • Comércio da construção civil (varejo)
  • Cursos de língua
  • Danças e artes
  • Praças públicas, parques, locais de caminhadas
  • Restaurantes (autorizados só poderão fazer delivery e devem funcionar de porta fechada. Proibido entrega na porta para o cliente)
  • Loja de conveniência de posto de gasolina
  • Cultos de todas as religiões

Kalil informou que, um estudo está sendo feito para verificar o trabalho realizado em escritórios dentro de prédios comerciais. Para o prefeito, o objetivo é descobrir se funcionários que poderiam ficar em home office estão saindo de casa. Caso isso seja observado, estes locais podem ser fechados. A meta é reduzir o volume de passageiros no transporte coletivo.

A expectativa é que esta apuração seja divulgada em dez dias.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) interditou 17 estabelecimentos e aplicou três multas por descumprimento dos protocolos sanitários, nos cinco primeiros dias de fechamento do comércio não essencial na capital.

As interdições são de sábado (6) até a quinta-feira (11) e a informação foi atualizada pela PBH por volta das 11h desta sexta-feira (12).

Vacinas

Perguntado sobre aquisição de vacinas do exterior, a exemplo do que fez o prefeito de Betim, na região metropolitana, Vittorio Medioli (PSD), Kalil disse que tem conversado com o governo da Rússia para negociar o imunizante Sputnik.

“Nós estamos negociando a compra de 4 milhões de doses, dentro das leis. Já tivemos conversas com a cônsul da Rússia disponibilizar assim que a lei permitir. Vamos fazer pagamento adiantado pra que não haja problemas”, disse o prefeito.

Com G1

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário