Home Belo Horizonte Kalil lidera com folga sucessão em BH

Kalil lidera com folga sucessão em BH Prefeito da capital mineira ampliou vantagem sobre adversários; João Vítor Xavier tem 7%, Áurea Carolina, 5%, e Bruno Engler, 3%.

22 de outubro de 2020, 21h24 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), lidera a corrida pela reeleição na capital mineira, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22). O chefe do Executivo municipal tem 60% das intenções de voto, quatro pontos percentuais a mais do que há duas semanas.

Pelos números do Datafolha, o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD) estaria reeleito em 1º turno com 60%. Em segundo lugar na corrida eleitoral da capital mineira, está o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), que foi lembrado por 7% dos entrevistados. Na sequência, estão a deputada federal Áurea Carolina (Psol), com 5%, e o deputado estadual Bruno Engler (PRTB), com 3%. Todos os adversários de Kalil, juntos, somam 23% das intenções de voto.

Nilmário Miranda (PT) tem 2%. O empresário Rodrigo Paiva (Novo) aparece com 1%, mesmo percentual de Luísa Barreto (PSDB), Cabo Xavier (PMB), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Marilia Domingues (PCO) e Professor Wendel Mesquisa (Solidariedade).

Não pontuaram nesta pesquisa os candidatos: Fabiano Cazeca (PROS), Wanderson Rocha (PSTU) e Lafayette Andrada (Republicanos).

Ainda de acordo com o Datafolha, no caso da pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Kalil tem 49% das intenções de voto. João Vítor e Áurea aparecem com 3% cada um, enquanto Engler tem 2%, e Nilmário, 1%.

Já no índice de rejeição, o petista Nilmário Miranda lidera, com 28% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Cabo Xavier tem 24% e João Vítor aparece com 21%. O prefeito Kalil tem 16%.

Na pesquisa realizada pelo Datafolha no início do mês, 6 em cada 10 eleitores de BH avaliaram a gestão Kalil como ótima ou boa, enquanto 27% disseram ser regular, e 12% ruim ou péssima.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidos 868 eleitores na cidade de Belo Horizonte com 16 anos ou mais entre nos dias 20 e 21 de outubro de 2020.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O número de registro na Justiça Eleitoral é o MG-02866/2020. Essa é a primeira pesquisa do Datafolha após o começo do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, iniciado no dia 09 de outubro.

Foto: Amira Hissa/PBH – 23.mar.2018.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário