Por Itatiaia
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), sinalizou positivamente sobre um eventual apoio do ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sua candidatura ao Governo de Minas.
“Será um prazer conversar com todo mundo, principalmente o presidente Lula, que está liderando as pesquisas e tem um histórico social muito claro”, disse nesta sexta-feira (15), durante visita a um centro de saúde em Belo Horizonte.
A construção de uma aliança que envolva PT e PSD tem sido aventada em Minas Gerais como uma parceria de mão-dupla. De um lado, seria uma forma de garantir um palanque a Lula, em Minas Gerais, na sua campanha presidencial. E, de outro, de garantir maior capilaridade a Kalil, ainda pouco conhecido no interior do Estado, onde Lula tem boa avaliação.
Em pesquisa divulgada no fim de fevereiro pela Rádio Itatiaia, em parceria com o Instituto Ver, Kalil aparece em segundo lugar, com 20% das intenções de voto, contra 41% do atual governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo). Já Lula lidera as pesquisas em Minas, com 44% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro.
Em entrevista à Rádio Itatiaia na semana passada, Lula afirmou que espera uma decisão de Kalil sobre sua candidatura ao Governo de Minas para iniciar conversas sobre uma eventual aliança no Estado. A expectativa é que Kalil deixe a prefeitura no dia 25 de março para que possa se dedicar à campanha eleitoral.
“Eu pretendo, efetivamente, conversar com o Kalil. Eu estou com todo o respeito institucional, porque estou esperando ver se o Kalil é candidato, ele tem que se afastar da prefeitura. Quando o Kalil se afastar da prefeitura, aí sim, eu pretendo conversar com ele e estabelecer a possibilidade de construir uma aliança política”, declarou o ex-presidente.
Foto: Cléver Ribeiro/Itatiaia