Home Minas Gerais Lentidão na produção de vacina contra a Covid-19 gera ato de manifestação em BH de Servidores da Funed

Lentidão na produção de vacina contra a Covid-19 gera ato de manifestação em BH de Servidores da Funed Manifestantes alegam ainda ausência de um plano estadual de imunização e falta de investimentos para produzir imunizante.

23 de fevereiro de 2021, 14h06 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) fazem nesta terça-feira (23), manifestação para que instituição possa produzir a vacina contra a Covid-19.

O protesto é feito em frente ao órgão, no bairro Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte com maior concentração na parte da manhã e participação de sindicalistas da área da saúde.

Os organizadores do protesto alegam lentidão na vacinação contra a doença e ausência de um plano estadual de imunização. Eles ainda reivindicam por investimentos na Funed para produzir as vacinas.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), que participou do protesto, destacou que a instituição atua há 113 anos, é referência nacional em pesquisa e na produção de imunizantes e teve papel fundamental na testagem de Covid-19. A parlamentar criticou o governador Romeu Zema (Novo) por desconsiderar o órgão de Minas Gerais.

“Por tudo isso, alertamos o governo do estado, no início da pandemia, que a Funed tem potencial para produzir essa importante vacina também. Mas o governo de Minas preferiu atuar, em plena pandemia, para enfraquecer a Funed e reduziu verbas da pesquisa, o que agravou muito a crise sanitária em Minas Gerais”.

A manifestação foi pacífica segundo os órgãos oficiais, sem atrapalhar o trânsito e sem registro de boletim de ocorrência de acordo com a polícia militar.

Funed e o governo de MG

Em nota, a Funed informou que tem atuado ativamente para possibilitar a produção, em Minas Gerais, de uma vacina contra a Covid-19 para contribuir com o processo de imunização da população brasileira.

Disse, ainda, que em conjunto com a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), estão em andamento discussões que viabilizem a produção de uma vacina de segunda e terceira geração, que, embora sejam desenvolvidas de forma menos imediata, tenham o potencial de serem mais específicas, com maior atividade e aplicáveis a diferentes perfis”.

De acordo com o comunicado, é importante ressaltar que, independentemente da tecnologia da vacina a ser produzida, será necessária a estruturação de uma planta fabril na Funed para atender a demanda deste novo produto biológico, uma vez que ele difere da vacina da meningite C, atualmente em processo de transferência de tecnologia na fundação.

O Governo de Minas não falou diretamente sobre os protestos de hoje. Em sua rede social, o governador Romeu Zema disse agora á tarde que “Minas receberá mais vacinas contra a covid-19”, alegando que o “Ministério da Saúde garantiu o envio de 3,2 milhões de doses aos Estados”. Sobre o Programa Nacional de Imunizações informou que até o final do dia, irá informar o quantitativo para Minas Gerais.

Foto: Rosana Zica/Arquivo pessoal

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário