O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu promover a advogada Sheila de Carvalho ao cargo de secretária de Acesso à Justiça da pasta.
Negra e oriunda da periferia, Sheila já atua no ministério como assessora especial. Ela foi escolhida para o posto por Flávio Dino, que deixará o comando da pasta.
Sheila é membro do Prerrogativas, grupo de advogados progressistas e antilavajatistas que tem relação próxima com Lula e já indicou outros cargos no atual governo.
A advogada assumirá a secretaria no lugar de Marivaldo Pereira, que chegou ao posto no início da gestão Flávio Dino por indicação do PSol, sigla à qual é filiado.
Mulheres no 1º escalão de Lewandowski
De acordo com aliados de Lewandowski, o primeiro escalão do Ministério da Justiça terá ao menos três mulheres secretárias, além da futura chefe de gabinete do ministro, Ana Maria Mamede.
Além de Sheila, a expectativa é de que o novo ministro mantenha a advogada Estela Aranha como secretária nacional de Direitos Digitais, cargo que ocupa desde a gestão Dino.
A procura de Lewandowski por mulheres para os cargos atende a um pedido de Lula e da primeira-dama, Janja, que solicitaram ao ministro paridade de gênero na futura equipe na pasta.
Com informações do Metrópoles.
Foto: Grupo Prerrogativas.