Home Governo Lewandowski escolhe advogada negra para secretaria do ministério

Lewandowski escolhe advogada negra para secretaria do ministério Novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski vai nomear advogada negra Sheila de Carvalho como secretária de Acesso à Justiça da pasta.

1 de fevereiro de 2024, 17h45 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu promover a advogada Sheila de Carvalho ao cargo de secretária de Acesso à Justiça da pasta.

Negra e oriunda da periferia, Sheila já atua no ministério como assessora especial. Ela foi escolhida para o posto por Flávio Dino, que deixará o comando da pasta.

Sheila é membro do Prerrogativas, grupo de advogados progressistas e antilavajatistas que tem relação próxima com Lula e já indicou outros cargos no atual governo.

A advogada assumirá a secretaria no lugar de Marivaldo Pereira, que chegou ao posto no início da gestão Flávio Dino por indicação do PSol, sigla à qual é filiado.

Mulheres no 1º escalão de Lewandowski
De acordo com aliados de Lewandowski, o primeiro escalão do Ministério da Justiça terá ao menos três mulheres secretárias, além da futura chefe de gabinete do ministro, Ana Maria Mamede.

Além de Sheila, a expectativa é de que o novo ministro mantenha a advogada Estela Aranha como secretária nacional de Direitos Digitais, cargo que ocupa desde a gestão Dino.

A procura de Lewandowski por mulheres para os cargos atende a um pedido de Lula e da primeira-dama, Janja, que solicitaram ao ministro paridade de gênero na futura equipe na pasta.

Com informações do Metrópoles.
Foto: Grupo Prerrogativas.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário